7 benefícios dos pets à saúde humana | Run Fitness Club

7 benefícios dos pets à saúde humana

Os benefícios dos pets à saúde humana vão desde o cuidado com o coração até a redução do estresse.

Uma vida repleta de bem-estar passa por um corpo ativo e saudável, mas certamente não se restringe apenas a isso. Em muitos casos, envolve animais cheios de amor para dar. A ciência concorda: ter pets faz bem para a saúde e para a alma.

Benefícios dos pets à saúde humana

Seja pelo afeto dado e recebido ou pelo aumento da qualidade de vida, estar cercado de bichinhos faz muito bem a saúde, tanto mental quanto física. Confira alguns dos motivos para se ter um pet por perto:

1. Animais sociais

Por serem sociais, cães precisam conviver com outros animais e passear com frequência para terem suas necessidades completamente atendidas. Como consequência, ao levar o seu animalzinho para dar uma volta, o tutor acaba passeando também. Além dos benefícios de curtir o ar livre, ainda rolam conversas com outros tutores de cães ou pessoas da comunidade.

Dependendo do porte e tipo do animal, ele também pode ser um grande companheiro de aventuras, como trilhas ou acampamento. Um exemplo é a Ruby, uma cadela que faz trilhas de bicicleta com o seu tutor. Incrível, não?

Ruby é a companheira do seu tutor em trilhas de bicicleta (Fonte: Instagram Ruby the trail dog)

Mas mesmo quem tem animais que não passeiam podem usufruir, pelo menos em partes, deste benefício, uma vez que os pets são sempre temas de boas conversas. Não é raro alguém contar sobre o seu animal de estimação e logo todos da conversa fazerem o mesmo e até pegarem seus celulares para mostrarem fotos. 

Quem tem animais, possui sempre uma boa conversa para sobre o tema, seja com amigos ou pessoas que acabamos de conhecer.

 

2. Bem-estar mental graças a companhia incondicional

Ainda que os pets tenham personalidades diversas, de uma maneira ou outra, eles estão sempre nos fazendo companhia. Seja nos dias mais difíceis ou nos mais festivos, quem tem um pet em casa nunca se sente só. Mesmo no caso dos animais mais contidos ou ariscos, a sensação de casa cheia é garantida.

Sendo assim, um pet pode ser uma ótima companhia para evitar a solidão trazendo conforto e até combatendo tédio. Além disso, graças aos benefícios combinados que os pets promovem, eles são capazes de reduzir a ansiedade e estresse dos humanos.

 

3. Uma vida mais ativa

Seja com as caminhadas na hora do passeio diário, brincadeiras dentro de casa ou até mesmo cuidando da limpeza do ambiente em que o pet fica, um dos grandes benefícios dos pets à saúde é tornar a vida mais ativa. Pode parecer pouco, mas esses pequenos momentos ajudam o corpo a relaxar e colaboram com a manutenção do peso.

 

4. Controle do cortisol

Um estudo sueco indicou que brincar e acariciar cães entre 15 e 30 minutos reduz significantemente os níveis de cortisol dos donos. O cortisol é um hormônio que, quando bem equilibrado, ajuda a controlar o estresse, reduzir inflamações e aumentar a imunidade. Em resumo, o simples fato de fazer carinho em seu pet pode te trazer todas esses benefícios à saúde.

 

5. Melhora nos estudos

Outra pesquisa, feita na Inglaterra, indica que apenas 10 minutos interagindo com cães ou gatos já são o suficiente para reduzir consideravelmente o nível estresse causado pelos estudos e provas nos alunos. Nesse caso, os alunos sequer eram tutores dos animais, mas tinham acesso aos bichinhos em um programa da própria universidade e mesmo nesse curto tempo já obtiveram melhoras em suas notas.

Leia também: Por que o exercício faz você feliz?

 

6. Projete o seu coração

Dos muitos benefícios dos pets à saúde, um dos mais expressivos está a proteção do coração. Um estudo publicado no American Journal of Cardiology mostra que a variação dos batimentos cardíacos de pessoas que possuem bichos é maior do que quem não tem. Essa condição faz com que o coração tenha mais ferramentas para lidar com dificuldades, como o estresse.

O motivo parece ser a combinação de fatores como aumento das atividades físicas, redução do estresse e o desenvolvimento do senso de companhia e responsabilidade com os bichos.

Para quem sofre com doenças coronárias, foi detectado que há uma sobreviva, em média, de um ano para quem tem os amigos em casa.

 

7. Um up na autoestima 

Ao se sentir amado e querido pelo seu pet, o tutor percebe que sua existência é importante para o bichinho e isso ajuda a manter uma boa autoestima e até a autoconfiança do tutor. 

Além disso, um estudo publicado Journal of Personality and Social Psychology demonstrou que tutores de pets resolvem melhor as diferenças com os outros do que as pessoas que não possuem animais. 

 

Benefícios dos pets à saúde: vidas que melhoram vidas

São inúmeras as vantagens para o bem-estar mental e físico de se ter animais de estimação em nossas vidas. A verdadeira mágica acontece na combinação dos fatores citados – capazes de melhorar a saúde em muitos níveis. 

Leia também: 7 Documentários sobre saúde e alimentação que todo mundo deveria assistir!

Porém, vale ressaltar que animais de estimação são vidas e precisam ser tratadas com respeito e cuidados incondicionais. Por mais benéfica que essa relação possa ser para o humano, é preciso ponderar todas as questões em envolvem ter um animal. Só assuma esse compromisso se realmente for capaz de dar toda a atenção e recursos que são necessários.

Uma das maneiras mais legais de retribuir os benefícios que virão, é adotar um animalzinho ao invés de comprar. Assim você faz parte de um movimento que retira animais das ruas e, de quebra, ganha um amigo por longos anos. Então é só uma questão de tempo até usufruir dos benefícios que ele pode trazer para a sua vida.

Ficou com vontade de ter um amigo patudo por muitos anos? Aqui em Floripa, pessoas do Adote um Patudo fazem um trabalho muito legal, disponibilizando todos os tipos de cães e gatos para adoção. Quem sabe você não encontra um bichinho perfeito para o seu estilo de vida e personalidade.

E aí, curtiram saber mais sobre os benefícios dos pets à saúde humana? 

 

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by