Foco – 7 maneiras de evitar falta de atenção e foco

Foco – 7 maneiras de evitar falta de atenção e foco

Manter o foco pode ser uma tarefa difícil. Ainda mais quando se está cercado de distrações. No mundo conectado, a distração está a um clique de distância. Felizmente o foco e atenção são muito parecidos com um músculo. Quanto mais você o treina, mais fortalecido ele fica.

Mas, porque o trabalhar o foco e a atenção é tão importante? A capacidade de se concentrar em uma atividade e direcionar seus esforços nela é fundamental para aprender coisas novas, alcançar objetivos e ter um bom desempenho em uma ampla variedade de situações.

Seja para terminar um relatório do trabalho ou competir em uma maratona, sua capacidade de manter a atenção pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Por isso, será necessário esforço e dedicação para fazer mudanças importantes de hábitos. Separamos 7 dicas para ajudá-lo a desenvolver o foco mental e a sua concentração. Vamos lá?

7 coisas para você manter a sua atenção e foco

1. Faça uma autoanálise

Antes de começar a colocar em prática qualquer técnica, você pode começar avaliando o quão forte está seu foco no momento presente. Analise as seguintes afirmativas e selecione aquelas que melhor te descrevem:

  • Eu me vejo sonhando frequentemente quando preciso estar trabalhando em uma tarefa importante;
  • Eu acho difícil ignorar as distrações;
  • Muitas vezes perco a noção do que estava trabalhando e tenho que começar tudo de novo;
  • Eu gosto de definir metas e dividir tarefas em segmentos mais gerenciáveis;
  • Eu costumo me concentrar em tarefas difíceis durante as horas do dia, quando sei que me manterei mais alerta;
  • Se eu encontrar minha mente vagando, vou fazer uma pequena pausa e depois volto para o que eu estava trabalhando.

Se você se identifica mais com as três primeiras afirmações, provavelmente precisará trabalhar bastante em seu foco. Se o segundo conjunto de afirmações parecerem mais seu estilo, então você provavelmente já tem habilidades de concentração razoavelmente boas, mas pode ser ainda mais forte com um pouco de prática.

2. Elimine distrações

Embora possa parecer óbvio, as pessoas muitas vezes subestimam o número de distrações que as impedem de se concentrar na tarefa em mãos. Elas podem vir na forma de uma música no fundo ou talvez um colega que constantemente passa por sua estação de trabalho para conversar.

Minimiza essas fontes de distrações, não é tão simples quanto desligar uma televisão. Uma forma de lidar com isso é reservar um horário e local específicos para ficar sozinho por um período de tempo. Outra possibilidade é encontrar um local calmo, no qual você saiba que poderá trabalhar sem ser incomodado.

Além disso, outra coisa importante para lembrar é que nem todas as distrações são externas. Ruídos e interrupções ambientais costumam ser mais fáceis de controlar do que as distrações internas que podem dificultar manter o foco. Exaustão, preocupação, ansiedade, baixa motivação e outras perturbações internas podem ser particularmente difíceis de evitar.

Algumas estratégias que você pode querer tentar minimizar ou eliminar tais distração interna são para se certificar de que você está bem descansado antes da tarefa e usar pensamentos positivos e imagens para combater ansiedade e preocupação. Se você encontrar sua mente vagando em direção a pensamentos que distraem, conscientemente traga seu foco de volta para a tarefa em mãos.

3. Concentre-se em uma coisa por vez

Embora ser uma pessoa multitarefas pareça uma ótima maneira de ser mais produtivo, fazer malabarismos com várias coisas ao mesmo tempo pode dificultar, e muito, a sua capacidade de compreensão de detalhes importantes.

Por quê? Como nossos recursos de atenção são limitados, é importante administrá-los com sabedoria.

Por exemplo, pense na sua atenção como um holofote. Se você concentrar esse foco em uma ação específica, poderá ver as coisas com muita clareza. Se você tentasse espalhar a mesma quantidade de luz através de uma grande sala escura, você poderia apenas vislumbrar os contornos e sombras. Por isso, otimize seu foco dando atenção a uma coisa por vez.

4. Esteja no momento presente

É difícil se manter focado quando você está “ruminando” sobre o passado, preocupando-se com o futuro, ou se desligando do momento presente por algum outro motivo. Você provavelmente já ouviu as pessoas falarem sobre a importância de “estar presente”. Ou seja, é a maneira de evitar distrações, sejam elas físicas (seu smartphone) ou psicológicas (suas ansiedades) e estar concentrado no momento atual.

Por isso, ter a consciência de estar presente também é essencial para treinar seu foco. Manter-se envolvido no aqui e agora mantém sua atenção afiada e seus recursos mentais aperfeiçoados nos detalhes que realmente importam.

Pode levar algum tempo para aprender a viver verdadeiramente no momento presente. Você não pode mudar o passado e o futuro ainda não aconteceu, mas o que você faz hoje pode ajudá-lo a evitar a repetição de erros anteriores e abrir caminho para um futuro bem-sucedido.

5. Pratique mindfulness  (leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre Mindfullness)

Praticar o mindfulness, ou atenção plena, pode ser a simples realização de um exercício rápido e fácil de respiração profunda. Para conseguir isso, comece respirando profundamente várias vezes, enquanto realmente se concentra em cada respiração. Quando você sentir que sua mente começa naturalmente a vagar, gentil e sem crítica, direcione seu foco de volta para sua respiração profunda.

Essa atividade respiratória é algo que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer momento. Consequentemente, você descobrirá que é mais fácil se desvencilhar de pensamentos intrusivos e retornar seu foco para o agora, onde ele pertence.

6. Faça pausas curtas

Você já tentou se concentrar na mesma coisa por um longo período de tempo? Depois de um tempo, seu foco começa a se desgastar. E torna-se cada vez mais difícil dedicar seus recursos mentais à tarefa. Não só isso, mas seu desempenho acaba reduzindo.

Então, qual é a solução?

Pausas breves, deslocando sua atenção em outro lugar pode melhorar o seu foco. Então, da próxima vez que você estiver trabalhando em uma tarefa prolongada, faça pausas. Ou seja, mude sua atenção para algo não relacionado à tarefa em questão, mesmo que seja apenas por alguns instantes. Por isso, estes breves momentos de descanso podem melhorar sua capacidade de manter seu foco e seu desempenho alto quando você realmente precisa dele.

7. Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de treinar a atenção. Agora não adianta ir fazer exercícios e ficar pensando na morte da bezerra.. Tire esse tempo que está se exercitando pra prestar atenção em você, como está se sentindo, como está seu coração? como está sua respiração? Onde estão seus pensamentos? Aproveite essa hora pra se desconectar do mundo e se conectar com você mesmo.

 

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