Andar de bicicleta faz bem para você e para o planeta | Run Fitness Club

Andar de bicicleta faz bem para você e para o planeta

Sinal para ciclistas no verde e ao fundo pessoas pedalando.

Começar a andar de bicicleta é uma atitude simples que pode transformar a sua saúde e também o seu entorno. Confira as vantagens de adotar a bike na rotina.

Sinal para ciclistas no verde e ao fundo ciclistas pedalando.

Andar de bicicleta pode melhorar a sua vida e a do planeta. Que tal dar uma chance para esse modal tão simples e revolucionário?

A bicicleta é um veículo leve, simples e com o poder de fazer uma revolução. Seja como meio de transporte, esporte ou até lazer, pedalar é uma maneira lúdica de se exercitar. 

Além da diversão, a bicicleta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental de quem pedala. É também uma maneira inteligente de se locomover pelos grandes centros, evitando a poluição do ar e sonora, bem como a sobrecarga da infraestrutura viária das cidades.

Descubra alguma das vantagens de pedalar neste nosso post.

 

Queima gordurinhas e ajuda na perda de peso

Adotar a vida sobre duas rodas pode ser um jeito bem divertido de gastar calorias. Assim, fica mais fácil atingir aquele objetivo na balança. Porém, melhor do que isso, um estudo publicado no Journal of Hepatology demonstrou que exercícios aeróbicos – como é o caso do ciclismo – ajudam pessoas com sobrepeso ou obesas a reduzirem a gordura corporal em suas vísceras, o que é excelente para a saúde.

Leia também – Gordura corporal: o que é, como medir e como reduzir a sua.

 

Promove a sensação de bem-estar e aumento da autoestima

Por se tratar de um exercício físico, alguns minutos por dia de boas pedaladas já são responsáveis por liberar hormônios que trazem a sensação de bem-estar. 

Além disso, de acordo com estudo publicado na International Journal of Exercise Science, pedalar colabora com a melhora na autoestima. Foi o que aconteceu com um grupo de universitários sedentários. Após apenas 10 sessões curtas de exercícios aeróbicos, já aumentaram sua percepção de autoestima – em média – 11 pontos. 

Se só um pouquinho de exercício já teve esse efeito, imagina inserir atividades físicas na rotina por longos anos?

 

Reduz o estresse

Um estudo publicado na revista Lancet de psiquiatria, demonstra que pedalar é um ótimo antídoto para o estresse. Ciclistas indicaram ter 21,6% a menos de dias ruins do que as que não pedalam. Afinal, uma boa pedalada, em especial entre amigos, pode mesmo transformar seu dia.

 

Aumenta o fôlego e a disposição

Adotar a bicicleta na rotina faz com que você ganhe resistência física, tornando tarefas cansativas se tornarem simples, como subir as escadas do prédio ou carregar as compras do supermercado. Diante desta melhora, o cansaço demora mais a chegar e a disposição para enfrentar o dia a dia aumenta. 

 

Meio de transporte eficiente e barato

Pedalar é uma excelente maneira de se locomover. Inclusive, dependendo do horário e da cidade, é o jeito mais rápido para se chegar em um local. 

Não é preciso fazer grandes distâncias para se obter ganhos: ir a padaria ou ao cinema perto de casa pedalando ao invés de dirigindo, por exemplo, garante todos os benefícios do exercício físico e ainda te leva ao seu destino. 

Que tal trocar o carro pelos pedais em algumas tarefas da sua rotina? Assim você pode queimar gordurinhas ao invés de gasolina. Incrível, não?

 

Fácil de estacionar

Além de ser um ótimo meio de transporte, chegar de bicicleta evita aquele transtorno de procurar vagas para estacionar. Na falta de um bom bicicletário, sempre há postes e árvores que servem como bons estacionamentos. Porém, vale investir em um bom cadeado, para evitar surpresas desagradáveis na hora de buscar a magrela!

 

Não polui

Um dos grandes trunfos de andar de bicicleta, é que além de fazer bem para quem pedala, ainda faz bem ao planeta e a comunidade em geral. Ao contrário dos veículos motorizados, pedalar não libera gás carbônico no ar, não faz barulho e ocupa pouquíssimo espaço da infraestrutura viária. Uma simples ação que traz inúmeros benefícios para todos.

 

Andar de bicicleta faz bem para você e para o planeta

Viu só como uma ação simples pode trazer inúmeros benefícios? Que tal testar com pequenos trajetos, como ir para a academia pedalando? Assim você já chega com o corpo aquecido e a cabeça relaxada. 

Se você tem receio de pedalar no trânsito, pode usufruir dos benefícios na saúde com as nossas aulas indoor. A Bike 30, por exemplo, é a nossa aula autoral e rapidinha, perfeita para quem não tem tempo a perder. Vale experimentar, viu? De um jeito ou de outro, pedalar é tudo de bom.

 

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by