Atividades físicas na prevenção do câncer de mama  | Run Fitness Club

Atividades físicas são fundamentais na prevenção do câncer de mama 

Chega Outubro e o tema está na cabeça de todos: é o mês rosa, que nos lembra da importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. A campanha tem sua razão de existir: só em 2018, quase 60 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil aparece na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama no mundo, com 62,9 casos por 100 mil mulheres (taxa padrão utilizada mundialmente).

O lado positivo, é que a campanha tem surtido efeito. Ao trazer conhecimento e tratamento à população, apesar do alto índice de diagnósticos, estamos na segunda faixa mais baixa de mortalidade, ao lado de países como o Canadá e o Reino Unido. 

Em resumo, muitas pessoas são diagnosticadas com o câncer de mama no Brasil, porém a taxa de mortalidade é uma das menores do mundo (13 para cada 100 mil pessoas). 

Prevenção do câncer de mama

Não há uma causa única para o câncer de mama. Porém, vale lembrar que somente 10% dos casos são atribuídos a fatores hereditários (genéticos). Já fatores como envelhecimento, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente são agentes fortemente relacionados ao desenvolvimento da doença.

Se atentar aos sinais do corpo é muito importante e quaisquer alterações suspeitas nas mamas devem ser verificadas pelos profissionais de saúde. Além do cuidado rotineiro durante a vida, é indicado que mulheres com idade entre 50 e 69 anos façam exames de mamografia a cada dois anos. 

Porém, além do foco no diagnóstico precoce, é preciso fazer uma ‘poupança’ e desenvolver um estilo de vida saudável o quanto antes. Uma pesquisa indicou que 12% das mortes causadas pelo câncer de mama no país poderiam ser evitadas caso as mulheres praticassem atividades físicas regularmente. 

“A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos” explica o INCA em sua campanha de 2019 do Outubro Rosa. 

Movimente-se contra o câncer

Infográfico: Câncer de mama – como se proteger (Fonte INCA).

Ao nos depararmos com um índice tão alto de casos que poderiam ser evitados com uma vida ativa, podemos imaginar que para isso são necessários enormes esforços. Entretanto, isso não é verdade. Curtas caminhadas de 30 minutos, cinco vezes por semana, por exemplo, já são o suficiente. 

São os famosos – e mágicos – 150 minutos semanais recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de atividades leves ou moderadas. Mesmo exercícios de lazer ou os mais lúdicos, como a nossa aula de dança Let’s Dance, contam (e muito)! Os benefícios vão muito além da prevenção do câncer de mama e da conquista de um tipo físico desejado. 

“A prática de atividade física regular, além de reduzir a gordura corporal, promove o equilíbrio dos níveis de hormônios circulantes, como a insulina e os hormônios sexuais, reduz a inflamação e fortalece as defesas do corpo, diminuindo o risco de câncer de mama” revela o relatório “A situação do câncer de mama no Brasil”. 

Bons hábitos são excelentes aliados na prevenção do câncer de mama

O consumo de álcool, o sobrepeso e o excesso de açúcar na alimentação, são fatores responsáveis por 6,5% das mortes por câncer de mama. O número é inferior ao do sedentarismo (12% dos óbitos), mas ainda assim muito relevante.

Leia também no nosso blog: “Açúcar e sal: como excluir estes dois vilões de sua vida”.

Para Fátima Marinho, diretora do Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde “A adoção de um estilo de vida equilibrado evitaria 39% das mortes por doença crônica, que respondem por 76% dos falecimentos no Brasil, sendo a promoção da saúde uma política com baixo custo e com grande impacto populacional”.

Está mais do que provado que se manter ativo e com hábitos alimentares saudáveis é um investimento com excelente taxa de retorno, não é mesmo? 

E você, como está cuidando dessa importante ‘poupança’ para o futuro?

Conte conosco para inserir atividades físicas bem acompanhadas, divertidas e eficientes na sua rotina. Movimente-se! Faz bem para o corpo, a mente e a alma. O seu futuro agradece.

Leia também “A ciência do bem-estar: Câncer”.

 

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by