Bioimpedância, o que é e como funciona? | Run Fitness Club

Bioimpedância, o que é e como funciona?

A bioimpedância surgiu através de estudos pioneiros realizados por Thomasetts na década de 1962, entretanto somente a partir de 1980, que esta técnica foi amplamente empregada. Considerada segura, rápida, aplicável à prática clínica e na investigação científica (JACOBS, 1997) não expõe o paciente a radiações ionizantes (KYLE et al., 2004) e oferece um meio simples de estimar o tecido de massa magra. Provavelmente, trata-se do melhor método para a avaliação da composição corporal em nível de grandes populações (CHUMLEA et al., 1995; HEYMSFIELD et al., 2000). Possui relativa simplicidade e alta reprodutibilidade (CHUMLEA et al., 1995).

O corpo humano, assim como tudo o que é vivo,  possui uma resistência natural a passagem de  corrente elétrica pelos tecidos vivos, a chamada bioimpedância  ou bioresistência, ou seja quanto o corpo tende a se opor a passagem da corrente elétrica. Por exemplo os músculos e água corporal possuem baixa resistência elétrica, a corrente “flui” melhor, já a gordura possui alta resistência elétrica. Vários estudos científicos criaram modelos que predizem a composição corporal humana a partir dos valores da bioimpedância e outros dados da pessoa (idade, peso, altura, gênero e nível de atividade física. Um dos modelos mais usados divide o corpo em macro-compartimentos de massa gorda, massa sem gordura e água corporal total.

Atualmente, a análise de bioimpedância com equipamentos profissionais é mundialmente aceita como ferramenta de análise e gerenciamento da composição corporal humana, condição de saúde e metas para fitness.

Faça o exame de bioimpedância com periodicidade determinada, assim você poderá ter um controle sobre suas mudanças corporais e avaliará sua evolução.

Lembre-se que aqui na Run, você pode realizar o exame sempre que desejar, sem precisar agendar e o melhor de tudo, GRÁTIS!

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by