Como reduzir os danos para as festas de final de ano | Run Fitness Club

Como reduzir os danos para as festas de final de ano

Buscar o equilíbrio no mês de dezembro e suas inúmeras festas de final de ano pode ser mais simples do que se imagina – e isso não significa ficar sem celebrar.

Festa: Dezembro é um mês repleto de celebrações, mas isso não significa que você precisa abrir mão da sua saúde.

Dezembro costuma ser um mês de agendas cheias que passa voando. São muitas as reuniões, festas e confraternizações que rolam. Normalmente, elas envolvem bares, restaurantes e afins, o que pode significar dias de comilanças e bebedeiras. O que é ótimo, afinal, celebrar faz parte da existência humana.

Porém, como tudo na vida, o importante é buscar o equilíbrio. Não é preciso se privar de todas as comemorações, tampouco recomenda-se enfiar o pé na jaca sem dó. Quer terminar o ano em harmonia com seu bem-estar? Então confira essas dicas rápidas e eficientes.

Hidratação como missão

Ainda que seja praticamente senso comum a importância de beber água, esse hábito muitas vezes é deixado para lá, em especial nas festas. Se você gosta de um bom drink ou de uma cervejinha, essa dica é ainda mais importante. Intercale o consumo de álcool com um generoso copo de água. Assim, seu corpo consegue se recuperar mais facilmente de toda a festança e sofre menos danos.

Lembrando que a hidratação não vem só da água. Frutas, legumes e saladas podem ser ótimas aliados nessa missão e, além disso, são recomendadíssimos. Outra maneira de se hidratar são as águas saborizadas, que não só são bonitas e gostosas, como são uma ótima pedida no verão.

Tente focar em beber para se divertir e não para ter ressaca. E, claro, nunca dirija após ingerir álcool. Combinado? E ah, já que estamos falando sobre isso, aproveite esta oportunidade para beber um copo da água, vai?

 

Exercite-se

Sim, dezembro é uma correria que só, mas isso não significa que você precisa se abraçar ao sedentarismo. Os motivos são os de sempre: manutenção de uma boa saúde, redução do estresse e da ansiedade e a sensação de bem-estar.

Exercitar-se antes das comemorações ajuda a chegar com o corpo e a mente mais relaxados nos locais, fazendo com que você se sinta melhor e com mais energia. Essa satisfação pode te ajudar a tomar decisões mais saudáveis e equilibradas durantes as festas.

E se o caso for de uma grande ressaca, o exercício físico também é um ótimo aliado para ajudar o corpo a se recuperar. Suar a camisa ainda é um motivo a mais para evitar que você se jogue no sofá e fique no celular o dia todo. Sabe, né? Evitar aquele loop vicioso de hábitos ruins.

 

Cuide também da sua mente

Dependendo do ramo de trabalho, dezembro pode ser um mês extenuante. Fora a preocupação com os presentes, viagens, preparação de pratos e por aí vai. Ainda tem toda aquela tensão do “então é Natal e o que você fez?”. Não permita que as tias perguntando sobre crushs ou o aeroporto lotado tirem a sua paz interior.

Nessas ocasiões, foque naquilo que te traz calma: seja uma meditação, a prática de yoga ou outra atividade prazerosa. Se preparar para dias tensos pode ser determinante para que a festa seja ótima. Mais uma vez, vale lembrar que nessas horas, ficar muito tempo com o celular na mão pode ser uma decisão muito tentadora, mas pouco relaxante.

 

Concentre-se na sua refeição

Para os dias em que a comilança será a atração principal, vale se planejar. Que tal pegar mais leve nas outras refeições? Fazer trocas de frituras por assados, reduzir as porções para pegar de tudo um pouco sem exageros, colorir o prato e evitar chegar com muita fome na celebração também podem fazer uma enorme diferença.

Evite beliscar durante o dia e na hora de comer, foque nessa atividade. Nada de TV ou distrações. Concentre-se e agradeça pela oportunidade de passar mais ano em boas companhias e com acesso a tamanha fartura. Esse momento pode ser um exercício gratificante ou invés de uma tortura cheia de culpa, não é mesmo?

 

Evite pensar em compensar no futuro

Pensar que esse período pode ser compensado depois não é a melhor das alternativas. O recomendado é que você se cuide ainda hoje e não deixe de fazer isso também amanhã. Entrar no novo ano querendo compensar o ‘tempo perdido’ pode ser muito frustrante, além de trazer a chance de praticar excessos desnecessários.

Buscar compensação traz o risco de se pegar pesado demais no futuro, aumentando as chances de lesões, desistência ou até algo mais grave para a saúde. Convenhamos que não vale a pena, certo?

Celebre sem culpa as festas de fim de ano

A culpa é uma péssima companhia para as festas. Celebrar faz parte da vida humana, que depende tanto de outros para ser feliz. Ponderar demais sobre tudo que você coloca na boca ou agarrar-se a excessos são caminhos difíceis de se manter a longo prazo e pouco contribuem para uma vida cheia de bem-estar e leveza. 

Busque pelo caminho do meio, mantenha-se com a hidratação em dia e foque em agradecer e festejar. Não são esses dias que irão definir sua jornada, mas pequenas mudanças poderão fazer com que os danos das festas de fim de ano sejam facilmente superados.

Sendo assim, basta seguir essas dicas para que suas festas transbordem alegrias, endorfinas e muito amor. Se sentir bem é fundamental para se ter corpo e mente sãos. 

Desejamos um feliz natal e um ótimo ano novo para você.

 

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by