Exercício físico é saúde: como manter o corpo saudável | Run Fitness Club

Exercício físico como plano de saúde

 

A prática regular de exercício físico faz tão bem para o corpo e para a mente, que é quase um plano de saúde alternativo. 

Saúde é um tema tão importante em nossas vidas que com frequência pensamos sobre o assunto, não é mesmo? Não é à toa que desejamos uma boa saúde nos nossos votos de aniversários ou de final de ano para as pessoas que amamos. Afinal, ela é fundamental para que o nosso futuro seja ativo, feliz e cheio de conquistas.

Uma das maneiras de assegurarmos o nosso bem-estar é buscar um bom plano de saúde. Idealmente, ele nos garante serviços para prevenirmos e tratarmos doenças, como consultas e exames. Agora, vamos combinar? Bom mesmo é quando só precisamos ir ao médico para atendimentos de rotinas e exames periódicos. Afinal, isso significa que estamos com uma saúde de ferro.

 

Exercício físico como plano de saúde

Só as visitas aos profissionais de saúde não garantem um futuro saudável. Para alcançar essa meta, também é preciso manter uma rotina equilibrada e com doses regulares de atividade física. 

Aliás, pode-se dizer que se exercitar é tão fundamental para a prevenção de doenças quanto os tradicionais planos de saúde. Um bom exemplo disso ocorre nas DCNT, as doenças crônicas não transmissíveis, como cardiopatias, pneumopatias, acidentes cerebrovasculares, câncer, diabetes e transtornos mentais . 

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), as DCNT são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil. Elas foram responsáveis por 38 milhões de mortes só em 2012.

De todas as causas levantadas, o sedentarismo tem um papel relevante no aparecimento de doenças. Sendo assim, se exercitar, além de trazer um imenso bem-estar, ainda é uma eficiente maneira de evitar inúmeras doenças.

 

Auxílio no tratamento de doenças autoimune 

Como já falamos por aqui antes, os exercícios também podem ser parte do tratamento das doenças autoimunes. Em mais de 100 tipos diferentes, as autoimunidades afetam 8 milhões de brasileiros (destes, 80% são mulheres). 

Nesse caso, a prática de exercícios regular é imprescindível, graças a sua capacidade de controlar a resposta imune e a secreção de hormônios. Além disso, as endorfinas liberadas durante o exercício tem papel importante na regulação do sistema imunológico e no controle da dor – que é muito comum em alguns tipos de autoimunidades.

 

Mens sana in corpore sano 

Quem nunca ouviu a frase “uma mente sã num corpo são”?  A famosa citação do poeta romano Juvenal é cada vez mais comprovada pela ciência. 

Como contamos no nosso post “Por que o exercício faz você feliz?”, a mente sã pode ser conquistada com muito suor, já que os exercícios ajudam a controlar a ansiedade, o estresse, a insônia e ainda liberam dopaminas (a substância ligada a felicidade) no corpo.

Além de trazer felicidade, se exercitar pode ser parte do tratamento de transtornos mentais. De acordo com estudo publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, a prática recorrente das atividades físicas ajuda a manter o estado de equilíbrio psicossocial mais controlado. Eita, é muita coisa boa, né? 

 

Novas amizades e diversão

grupo de pessoas festejando em frente a paisagem de montanhas no por do sol

A prática regular de exercício físico ajuda a manter o corpo e a mente com uma boa saúde (Foto Helena Lopes para Pexels).

Além de prevenir doenças, melhorar o humor e ajudar a dormir, ser fisicamente ativo ainda aumenta (e muito) as chances de se conhecer outras pessoas que gostam das mesmas coisas que você. Com sorte, pode rolar até uma amizade duradoura ou, quem sabe, um(a) crush

Em boa companhia, com o corpo feliz e exercícios bem orientados, a diversão é praticamente garantida. Aos poucos, se movimentar vira um hábito e, com o passar do tempo, você não só estará acostumado, como irá desejar cada vez mais cuidar da sua saúde.

 

Exercício físico é fundamental na manutenção da boa saúde

São tantas doenças que podem ser evitadas com hábitos corretos, que poderíamos escrever um livro inteiro e ainda sobrariam ótimos exemplos para serem contados. 

Um bom exercício físico, além de trazer benefícios, pode ser um excelente aliados no tratamento e na prevenção de  enfermidades. Cada dia em movimento, é uma espécie de depósito na poupança da qualidade de vida

A parte boa, é que esse “plano de saúde” fica cada vez melhor com o passar dos anos (e não mais caro!). Lembre-se: você constrói hoje a velhice de amanhã. Que tal começar a olhar a academia como um plano de saúde lúdico e completo?

Estamos aqui para te ajudar nisso – e numa versão cheirosa, bonita e com atividades para todos os gostos. Venha para a Run descobrir as maravilhas de se ter uma rotina com exercícios físicos de altíssima qualidade e bem orientados.

Fica então a dica: consulte seus médicos com regularidade, mas lembre-se também de investir no “plano de saúde das endorfinas”. Bora suar a camisa? 

 

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by