Explicando – A mente: a série da Netflix sobre o funcionamento do cérebro humano | Run Fitness Club

Explicando – A mente: a série da Netflix sobre o funcionamento do cérebro humano

Nova série Explicando – A Mente nos ensina sobre o funcionamento do cérebro de maneira didática, rápida e divertida. O lançamento é uma parceria entre a Netflix e a Vox Media.

Em 2018, a Netflix, em parceria com a Vox Media, lançou uma série documental chamada “Explicando”. Os episódios possuem temáticas variadas, com explicações sobre temas diversos, que vão desde kpop até orgasmo feminino. São uma boa dose de conhecimento em apenas 20 minutos, com uma narração divertida feita por celebridades e recursos visuais que além de didáticos, são bonitos.

Esse ano, a parceria ganhou uma nova versão, chamada “Explicando – A mente”, que se dedica a esclarecer o funcionamento do nosso cérebro. A inspiração para criar a série veio de uma simples pergunta “Por que não nos lembramos do que está na nossa geladeira?”.

É claro que as respostas vão além desta singela pergunta. “Os episódios refletem sobre o nosso senso de realidade, sobre a nossa humanidade” conta Joe Posner, o produtor executivo de Explicando – A Mente. “Como podemos ajudar a nós mesmos, e um ao outro, quando nossas mentes nos traem? O que podemos fazer para recuperar um pouco de controle?” ele complementa.

Com um storytelling amarradinho, depoimentos de profissionais e leigos, junto a muita ciência, a série nos ajuda a entender melhor o porquê agimos como agimos, nossas limitações e, claro, o nosso potencial.

Episódios de Explicando – A Mente na Netflix

Com cinco episódios, o primeiro trata sobre a Memória e como ela pode nos iludir, mas também nos ensina os truques dos maiores memorizadores do mundo. Já o segundo, é dedicado aos sonhos, seus significados e quais aprendizados podemos ter com eles.

O quarto episódio da série Explicando – A Mente é dedicado a meditação. (Imagem: Netflix/ Divulgação)

O terceiro nos dá um ponto de vista abrangente sobre a ansiedade. Desde os motivos pelos quais a sentimos até quais são as maneiras mais eficientes de se lidar com esta emoção (spoiler: exercícios físicos estão na lista!). 

Os dois últimos episódios são particularmente interessantes e nos mostram diferentes técnicas para termos um maior controle da mente – e, por consequência, da nossa própria vida. 

Leia também: 10 razões para meditar.

O mindfulness (ou atenção plena) é o tópico do quarto episódio. A prática meditativa nem sempre foi tão popular, mas alguns anos após chegar ao ocidente, passou a ser estudada por neurocientistas, que puderam comprovar sua eficácia e benefícios. 

Já o quinto e último episódio traz um tema polêmico e importante: os psicodélicos. Populares no movimento hippie, as substâncias que alteram a percepção da mente foram amplamente estigmatizadas nas décadas seguintes. Porém, novos estudos indicam que seu uso, quando bem acompanhado e indicado, pode trazer surpreendentes benefícios. O escritor Michael Pollan é um dos que aumentam o coro a favor dos alucinógenos. 

Divulgação científica em roupagem pop

Cada uma das cenas de Explicando – A mente foi criada cuidadosamente, com respaldo científico e depoimentos de especialistas. O que torna a experiência tão agradável, é a junção de um ótimo conteúdo com elementos gráficos divertidos junto a um bom ritmo, fazendo com que a compreensão de temas complexos aconteça facilmente. 

Por contar com episódios curtinhos, de apenas 20 minutos, é uma série que dá para maratonar facilmente. Em especial, se a maratona rolar enquanto caminhamos ou corremos na nossa esteira equipada com Netflix aqui na Run, não é mesmo? 

É natural que o ser humano tente compreender melhor o funcionamento da sua própria mente, então quando as explicações chegam assim, prontinhas para consumo, a vontade de devorar a série é imensa. 

“Explicando” é uma ótima dica para assistir na Netflix – seja enquanto você aquece o corpo e esvazia a mente na esteira ou mesmo no bom e velho sofá de casa. O que importa é estar sempre aprendendo. Não perca! 

 

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by