O Intestino e o Cérebro | Run Fitness Club

O Intestino e o Cérebro

O intestino é considerado nosso segundo cérebro, pela sua grande influência no bom funcionamento do corpo e também por ter uma infinidade de neurônios que agem de forma independente ao nosso sistema nervoso central. além disso, a microbiota intestinal influencia diretamente em nossas emoções. em média 70% das nossas células de defesa, vivem em nosso intestino.

 

Um intestino com sua “parede” permeável, ou seja, frouxa, pode trazer inúmeros e sérios problemas de saúde.

A parede intestinal nos protege para que partículas de alimentos, microrganismos, toxinas, entre outras tantas moléculas que passam pelo nosso intestino, (é como se fosse um filtro que seleciona o que passa) não entrem em contato com a nossa corrente sanguínea.

Se essa parede está machucada e com “buracos” essas moléculas invadem a corrente sanguínea e o corpo dispara uma reação imunológica (como um ataque àquilo que o invadiu), desencadeando um processo inflamatório e assim o princípio para várias doenças e reações.

Uma alta permeabilidade intestinal pode deixar seu cérebro muito indefeso.

Pois ele poderá ser constantemente agredido por neurotoxinas (álcool, drogas, medicamentos, pesticidas, metais pesados…) e também por muitos aditivos químicos presente nos alimentos, como realçadores de sabor, edulcorantes, corantes…

a lista é grande.

Você ainda duvida de que o intestino é um grande responsável pela sua saúde e pelo equilíbrio de seu corpo?

 

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by