Quanto de atividade física devemos praticar?

Quanto de atividade física devemos praticar?

               Atividade física é qualquer coisa que faça seu corpo se mexer. De acordo com as diretrizes de Atividade Física da Organização Mundial de Saúde, você precisa pensar em 2 quesitos ao planejar sobre sua dose de atividades semanais: as atividades cardiorrespiratórias, ou exercícios aeróbios, e também atividades neuromusculares, como exercícios de musculação e alongamentos.

Mas fica a dúvida, quanto é o recomendado de atividade física por semana?

Para começar a ter benefícios para a saúde:

Para começar a ter benefícios para a saúde, a OMS recomenda 150 minutos por semana de atividades aeróbias moderadas, como uma caminhada rápida, mais 2x por semana de musculação para movimentar grandes grupos musculares como peito, costas, pernas e abdome.

 

OU

 

75 minutos por semana de atividade aeróbica de intensidade mais vigorosa, como correr alternando com caminhadas, mais 2x por semana de musculação para grandes grupos musculares.

Dividir o tempo total em sessões de 10 minutos é uma alternativa.. 🙂

Entendemos que 150 minutos por semana parece muito tempo, mas não é. Isso equivale a 2 horas e 30 minutos, aproximadamente a mesma quantidade de tempo que você pode passar assistindo a um filme.

A boa notícia é que você pode dividir sua atividade física em sessões durante a semana, para não ter que fazer tudo de uma vez. Você pode até dividir em pequenos pedaços de tempo durante o mesmo dia.

É sobre o que funciona melhor para você, contanto que você faça atividade física com esforço moderado ou vigoroso por pelo menos 10 minutos de cada vez.

Para benefícios ainda MELHORES na saúde:

E para obter o máximo da sua saúde, a OMS recomenda um pouco mais de tempo por semana, 300 minutos de atividades aeróbias de intensidade moderada mais um mínimo de 2x por semana de musculação para grandes grupos musculares.

 

OU

 

150 minutos por semana de atividade aeróbia de intensidade um pouco mais alta e mais no mínimo 2x de musculação para grandes grupos musculares.

 

Se prestarmos atenção, estamos falando de 5 horas de atividade física por semana, isso equivale a 0,02% das 168 horas que temos em uma semana, e o mais importante,  esse tempo praticando atividade física fará com que você aproveite muito melhor os outros 98% do tempo!

 

A hora é agora, planeje-se, os benefícios estão aí, basta você decidir pegá-los.

Afinal, se não temos tempo para cuidar da nossa saúde, vamos ter tempo para cuidar das nossas doenças?

Re-pense!

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