3 riscos surpreendentes de má postura | Run Fitness Club

3 riscos surpreendentes da má postura

Temos que assumir, nós temos um problema, a má postura. É só somarmos os fatores. Ficar sentado em uma mesa de trabalho o dia inteiro, nos momentos livres estamos sempre de olho nos nossos smartphones, até mesmo descansando de mau jeito no sofá. A má postura estará sempre nos perseguindo.

3 riscos surpreendentes de má postura

A má postura pode levar a dores no pescoço, problemas nas costas além de outras condições posturais agravantes. Sendo um problema de saúde reconhecido entre médicos e pacientes, existem outros riscos que não são conhecidos.

Fique atento às implicações não conhecidas da má postura!

Riscos da má postura que você não conhecia

As dores nas costas ou no pescoço estão no topo da lista dos sintomas causados pela má postura. Além deles também estão na lista o mau equilíbrio, dores de cabeça, até mesmo dificuldades respiratórias. Você sabia que seu sono, seu humor e seu nível de cansaço também são prejudicados? Porém não falaremos sobre eles.

Meghan Markowski, fisioterapeuta no Brigham and Women’s Hospital, afiliado à Harvard, descobriu três impactos não conhecidos da má postura. Veja quais são!

Incontinência

Caso você, no momento que ria ou tossia, teve um vazamento de urina, esse sintoma pode estar atrelado a má postura. Sim, ela pode causar incontinência urinária. Caso você não mantenha uma postura correta e deixa seu corpo relaxado, o abdômen impõe uma pressão sobre a bexiga. Além de diminuir a capacidade do músculo pélvico de manter a pressão e segurar o xixi.

Constipação

A má postura também pode causar constipação. Se você fica curvado, com os joelhos mais baixos que os quadris, está em uma posição que contrai os músculos da região anal. Essa posição dificulta os músculos abdominais a remover as fezes. Consequentemente, você vai menos ao banheiro, tem dificuldades para evacuar, as fezes ficam mais duras e secas, além de deixar a sensação de que a evacuação não foi completa.

Azia e má digestão

Uma postura relaxada após a refeição pode desencadear azia causada pelo refluxo. Como a má postura pressiona o abdômen e causa incontinência, ela força o ácido do estômago na direção errada. Logo todos os sintomas de desconforto abdominal podem acabar surgindo.

O que fazer para melhorar

Viu como a má postura vai além dos sintomas já conhecidos? Pode ficar despreocupado que existem soluções que podem ser tomadas. A principal delas é procure um especialista. Converse com seu instrutor e busque um fisioterapeuta para entender melhor sobre sua postura.

Ter um programa de exercícios e alongamentos personalizados melhorarão sua força e flexibilidade muscular. A musculatura do core (abdômen, assoalho pélvico e costas) sustentam a coluna e precisam estar preparadas.

O objetivo é uma posição vertical e neutra da coluna. Não flexionada muito para frente ou para trás.

Algumas dicas simples…

… para evitar a incontinência

Para reduzir o risco de incontinência, e não levar um susto durante uma risada ou uma tosse, é importante fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Alguns exemplos simples são:

  • Repetir movimentos de contração da pelve simulando que você está segurando o xixi;
  • Utilizar uma bola para trabalhar a estabilidade do quadril;
  • Fazer o exercício de ponte;
  • Sempre ter atenção a contração dos glúteos e pelve durante a execução dos exercícios na academia.

… para evitar a constipação

Ter uma coluna neutra é importante também quando for a hora de mover seus intestinos.

Markowski afirma que para evitar a constipação é preciso que você mantenha as costas retas e incline-se para a frente nos quadris. Com os joelhos mais altos você imita uma posição de agachamento. Nessa posição você libera a musculatura do ânus. Assim facilita a passagem das fezes.

… para evitar a azia e má digestão

Sempre após uma refeição evite deitar ou apoiar-se de qualquer forma. Tente sentar numa posição confortável, que mantenha o seu estômago e esôfago alinhados, em uma posição não inferior a 45º. Você garante que todo o fluxo dos ácidos percorra seu sentido natural, e você consegue relaxar o corpo e recarregar as energias. Aproveite esse momento para meditar também!

Mantenha-se vigilante e a boa postura contribuirá para muitos aspectos da saúde. Acompanhe nosso blog e aprenda mais sobre como ter uma vida mais saudável e feliz.

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?