4 maneiras simples para ter uma boa postura

4 maneiras simples para ter uma boa postura

Pare tudo o que está fazendo e se observe. Como está a sua postura neste momento?

Com certeza você deve ter alinhado sua coluna, encaixado os ombros ou erguido a cabeça porque notou que sua postura não estava correta. Por isso estamos aqui para dar 4 dicas simples para ter uma boa postura.

4 maneiras simples para ter uma boa postura

Vamos lá!

A postura

Boa postura é o princípio para evitar dores nas costas. Afinal, em algum momento das nossas vidas vamos sentir algum tipo de dor. Pode ser devido uma lesão acidental, condição congênita, como escoliose, ou até mesmo pela maneira errada de se sentar. Mas todos sabemos que, na maior parte do tempo, a dor nas costas — seja na parte superior ou inferior — se desenvolve durante o dia a dia.

Atividades repetitivas no trabalho ou em casa, como estar no computador, manusear e levantar pesos, podem produzir tensão e rigidez muscular. Logo, uma solução das soluções contra a dor nas costas é a prevenção. Mas o ato surpreendentemente simples, de atenção ao seu corpo, pode ser o início de um longo caminho a ser trilhado.

Por isso, separamos quatro passos simples a serem seguidos, para você alcançar este objetivo.

4 passos para ter uma boa postura

Você sabe que a postura é maneira como você mantém seu corpo em pé, sentado ou executando tarefas como levantar, agachar, puxar ou empurrar. Se sua postura é boa, com certeza suas vértebras estão alinhadas corretamente. Mas se você sabe, e reconhece que não, pode melhorá-la por meio da autopercepção e de alguns exercícios simples.

1. Imagine

Faça o seguinte exercício de imaginação: pense em uma linha reta passando pelo seu corpo do teto ao chão. Nesta imagem, suas orelhas, ombros, quadril, joelhos e tornozelos devem estar nivelados e alinhados verticalmente.

Agora imagine que um cordão forte, preso ao topo da sua cabeça está puxando você para cima, deixando-o mais alto. Tente manter o nível da pélvis, mas não permita que a parte inferior das costas balance e mantenha seus pés firmes no chão enquanto este cordão forte puxa sua cabeça para cima e você estica sua cabeça na direção do teto.

2. Contraia seus ombros

Se você passa boa parte do seu dia sentado, faça o seguinte exercício. Sentado em uma cadeira, com os pés no chão e formando um ângulo de 90º nos joelhos e quadris, apoie as mãos nas coxas. Mantenha seus ombros abaixo do nível do queixo. Em seguida, lentamente mova os ombros para trás, contraindo as escápulas. Conte até cinco e relaxe. Repita este movimento três ou quatro vezes.

3. Alongue a parte superior do corpo

Outro exercício simples para se fazer durante o dia. No canto do seu quarto, por exemplo, de frente para as paredes, apoie as mãos de forma que os cotovelos fiquem na altura do ombro. Coloque o pé direito para frente. Em seguida, dobre o joelho direito e, ao expirar, incline o corpo em direção a ‘esquina’ das paredes.

Enquanto isso, lembre-se de manter as costas retas, o peito e cabeça erguidos. Você irá sentir um bom alongamento em seu peito. Mantenha essa posição por vinte ou trinta segundos, e descanse.

4. Alongue seus ombros

Levante o braço direito até o nível do ombro, dobre o cotovelo, mantendo-o paralelo ao chão. Segure o cotovelo direito com a mão esquerda e puxe-o suavemente sobre o peito até você sentir o braço e o ombro direito alongarem. Mas, se estiver fácil, vire seu rosto e olhe por cima do seu ombro direito. Mantenha esta posição por 20 segundos e descanse. Repita até três vezes nos dois lados.

Portanto, exercitando a autopercepção, imaginação e praticando alguns alongamentos durante o dia, você já está nos primeiros passos para conquistar uma boa postura. Você pode encontrar um bom gatilho para ajudá-lo a lembrar, como fazer ao menos um dos quatro passos, quando você se levanta da sua mesa, ou antes dos intervalos programados e do almoço. Dessa maneira, em breve, isso se tornará um hábito.