6 benefícios da yoga na prática de atividades físicas

6 benefícios da yoga na prática de atividades físicas

 

Hoje estamos completamente familiarizados com a yoga. Com certeza você já se inteirou sobre o tema em alguma revistas, programa de televisão ou até mesmo em conversas amigos e familiares. A sua prática tem se enraizado cada vez mais em nossa cultura. No entanto, muitas pessoas ainda veem a prática como um “alongamento” quando na verdade é muito mais do que isso. Corredores de Ultramaratonas, por exemplo, tem aproveitado os benefícios da yoga para otimizar seu desempenho.

6 benefícios da yoga na prática de atividades físicas

De fato, quando praticada corretamente, a yoga pode aumentar seu desempenho e sua resistência nas atividades físicas além de melhorar sua saúde e bem estar. Descubra neste artigo os 6 benefícios desta prática.

Uma breve história da yoga

Assim como as artes marciais, a yoga faz parte de uma antiga tradição oriental. A prática se fundamenta na busca por um maior autoconhecimento, que influencia profundamente tanto no nosso humor, quanto na nossa capacidade mental.

Com esta base, os antigos yogis descobriram que, praticando as posturas, poderiam tornar-se mais pacíficos e, por sua vez, manter-se mais focados. Além disso, perceberam que após sua prática, obtiveram grandes melhorias em suas capacidades físicas. Motivo pelo qual, nos dias atuais, cada vez mais pessoas enxergarem os benefícios da yoga no seu conjunto de atividades físicas.

Os 6 benefícios da yoga

Se você assistiu algum vídeo ou leu um artigo sobre a prática e manteve-se cético quanto aos seus benefícios, provavelmente a comparou com outras atividades de alta intensidade. Mas o ponto é que a yoga não substitui um treinamento convencional, mas sim complementa-o.

Os benefícios da yoga não estão apenas na flexibilidade, postura e consciência corporal. Ela pode contribuir para que seus treinos sejam mais eficazes e eficientes. Veja outras seis vantagens da sua prática regular!

Aumento da força

Força, resistência e velocidade estão atrelados à mecânica corporal correta. Porque, quando nosso corpo está alinhado, podemos usar a força do corpo com maior eficiência e melhorar o desempenho do exercício. Seja qual for o esporte, quando sua postura está alinhada, torna-se mais fácil utilizar sua energia para levantar cargas, ganhar velocidade no exercício e consequentemente otimizar seus ganhos.

Melhor resistência

Ao abrir a postura, a prática aumenta significativamente a capacidade respiratória. Por isso muitas pessoas que sofrem com asma e outras doenças respiratórias veem os benefícios da yoga. Por isso, este também é uma vantagem somada a prática regular de atividades físicas.

Além disso, provou-se que, quando praticada regularmente, melhora a circulação, digestão e a eficiência do movimento. Garantindo mais energia e resistência para outras atividades físicas.

Melhor equilíbrio

Além de abrir o corpo, o yoga cria uma maior consciência corporal, incluindo equilíbrio, estabilidade e propriocepção. Como resultado, não apenas o desempenho é aprimorado, tornando o treino muito mais eficiênte.

Melhor prevenção de lesões

Ao melhorar a mecânica e a consciência corporal, a yoga reduz drasticamente o risco de lesões durante o treino e a prática de outras atividades físicas. O que, por sua vez, aumenta a longevidade e permite um progresso mais consistente na prática de esportes.

Melhora na recuperação muscular

Um dos benefícios da yoga pouco apreciados é a contribuição na melhora da recuperação muscular. Ao melhorar a circulação a yoga não apenas aumenta a força e a resistência. Mas também permite que os músculos metabolizam mais rapidamente, acelerando o tempo de recuperação e crescimento muscular.

Melhora no foco

Finalmente (e talvez o mais importante de tudo), a prática regular aumenta drasticamente nossa clareza e foco. Um dos principais benefícios da yoga é que sua prática regular pode tanto te dar maior consciência e atenção na execução de um exercício, quanto melhorar sua rotina diária.

É claro que a lista de benefícios da yoga continua. Além dos seis listados, cada vez mais pesquisas têm comprovado melhoras na função imunológica, equilíbrio hormonal, controle de estresse além das vantagens quando associadas a outras atividades físicas. Ficou interessado. Confira nosso quadro de horários e venha praticar junto com a gente.

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