7 Dicas para correr melhor!

7 Dicas para correr melhor!

A corrida nada mais é que uma sequencia de vários saltos com uma perna só, e o que diferencia a corrida da caminhada, é a fase de voo que existe na passada. Hoje, existem algumas dicas validadas pela ciência sobre técnicas e prevenção de lesões desse esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos.

A Fisioterapeuta Nay Fiorini, especializada Terapia Manual Ortopédica, parceira da Run e corredora, dá algumas dessas dicas valiosas de como melhorar sua performance e evitar lesões na corrida.

  • Pisada com médio pé. Quando a batida do pé é feita com o “meio do pé”, você faz com que o choque da perna contra o solo seja absorvido pelos músculos, diminuindo assim o stress provocado nas estruturas passivas (a tíbia, o joelho e o quadril)
  • Aumento da Cadencia (frequência de passadas/passos por minutos). Se você tem um relógio de corrida, preste atenção nesse dado. Quando há uma cadência elevada, NĀO “buscamos” a passada a frente do corpo, o que diminui a demanda do joelho e do quadril. Você cai com o médio pé embaixo do seu tronco se empurrando para cima. É quase como saltar.
  • Inclinação do corpo. Panturrilhas, quadríceps (parte anterior de coxa) e glúteos fazem parte da cadeia propulsora. São eles que absorvem o choque e te empurram para cima. É a inclinação certa do tronco, faz você se desloca para frente.
  • Faça fortalecimento. O importante é que você consiga fazer com que essas musculaturas trabalhem de forma equilibrada, O que vemos na pratica é o quadríceps “roubando” todo o trabalho para ele, enquanto o glúteo máximo é pouco ativado.
  • Participe de um grupo de corrida para te acompanhar, te treinar e corrigir a sua técnica. Assim você melhora seu desempenho e evita sobrecargas e possíveis lesões. Nada de fazer o Forest Gump e sair por aí correndo sem rumo e sem treino.
  • Ao sentir dor ou desconforto, procure um profissional responsável, que façam uma avaliação detalhada e um tratamento individualizado. Isso envolve melhorar a suas compensações, fortalecer e trabalhar a consciência da musculatura certa.
  • Sempre procure um profissional de Educação Física para iniciar seu programa de treinamento.

    Mais informações: www.fisionayfiorini.com.br ou pelo telefone (48) 999934692.