7 passos naturais para melhorar o sono

7 passos naturais para melhorar o sono

Você deita na cama e passa horas enrolando, mas parece que não importam os métodos, você simplesmente não consegue dormir. A solução mais rápida? Remédios. Essa é a sina de quase 11 milhões de brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2016, e que comprovou a relação das pessoas com os medicamentos para induzir o sono.

O problema desse número é que muitas pessoas, antes de sequer buscarem auxílio médico apropriado, começam a se automedicar. Quando falamos de um problema crônico, a medicação é um elemento receitado, mas e quando o problema pode simplesmente ser resolvido com algumas mudanças no seu dia a dia?

Foi entendendo o tamanho desse problema que resolvemos abordar o tema. Automedicar-se é um movimento arriscado e que pode comprometer seriamente sua saúde corporal e mental. Ainda assim, parece a resposta mais conveniente… Não?

Na verdade, são inúmeros os fatores do seu dia a dia que, geralmente, são os causadores dos seus problemas para dormir. Melhorar o sono, portanto, está muito mais baseado numa mudança de hábitos.

Não se trata de induzir seu sono de forma química, mas sim de conscientizar e reeducar sua mente — e claro, apelar para alguns macetes saudáveis. Então, ficou interessado e quer aprender um pouco mais sobre como melhorar o sono? Continue conosco!

As melhores formas naturais de melhorar o sono

Entre mudanças na sua dieta e outras que envolvem sua rotina, há sempre como encontrar um meio-termo entre as alternativas abaixo e adequá-las ao seu dia a dia. Em suma, são coisas que já deveríamos fazer, mas por conta da correria, negligenciamos.

Chegou a hora de mudar isso.

1# Menos café, mais chá de ervas

Por ser um forte estimulante, a cafeína é a maior pulga atrás da orelha para aqueles que não conseguem pregar os olhos. Melhorar o sono, portanto, está em conscientizar-se de forma a evitar a bebida já nas horas que precedem seu sono, além de, é claro, procurar reduzir seu consumo.

Uma ótima alternativa está nos chás com propriedades calmantes, como de camomila ou valeriana. Um xícara do preparo quente ou morninha pode preparar melhor seu corpo para o momento do sono, além de servir como um ótimo ritual pré-sono.

2# Alimentos gordurosos? Tô fora!

Novamente, pontuamos os estimulantes, mas dessa vez para os sólidos. Alimentar-se com comidas gordurosas afetam o funcionamento do seu organismo e podem ser um problema para quem quer cair no sono.

A solução, e não falamos apenas para melhorar o sono mas sim para a saúde como um todo, é buscar fazer alimentações leves pela noite. Essa atitude sozinha faz muito bem para o metabolismo e, de quebra, deixa você mais leve para dormir.

3# Chegou a hora de considerar o yoga

Apesar de (ainda) não ter sido comprovado cientificamente os benefícios do yoga para o sono, é evidente seu poder no relaxamento do corpo e da mente. Se sua incapacidade é de relaxar nos momentos em que precedem o sono, o yoga pode servir feito uma luva para corrigir esse problema!

Mas, se isso não é o bastante para convencer você, pense nos benefícios da prática como um grande efeito dominó. Estabelecer uma rotina de yoga fará você trabalhar corpo e mente em busca do equilíbrio. Ao encontrá-lo, você passa a sofrer menos com o estresse. A partir daí, melhorar o sono é apenas a próxima etapa.

4# Quer uma coisa mais relax? Medite!

Outra alternativa de relaxamento pode vir de uma boa meditação. Comprovado através de estudos, alguns anos atrás, a meditação tem um ótimo efeito para quem busca melhorar o sono (e também aumentar sua duração).

A internet está cheia de tutoriais de meditações rápidas, boas para serem feitas nos momentos antes de dormir. Se quer algo mais profissional, busque auxílio nas academias ou centros de meditação próximos!

5# Que tal um banho quente?

Ao elevar a temperatura do corpo com um banho quente, você passa por um processo de resfriamento ao sair que pode contribuir para ajudá-lo a dormir. Apesar de ser um método difícil de aplicar sempre, ainda mais no verão brasileiro, é uma boa para os dias frios ou frescos.

6# A hora de dormir vale para todos: você, seu celular e seu notebook

A luz azul emitida pelos aparelhos celulares e notebooks, normalmente a centímetros ou palmas da vista, nos deixa alertas. Além disso, a interação constante (através de apps de conversa, redes sociais e etc) nos deixa em estado de vigília.

Apesar de existirem métodos para driblar isso, como os módulos noturnos nativos do celular ou que funcionam graças a apps, a melhor recomendação é se afastar dos celulares e notebooks e reservar a hora do sono para o sono.

7# Achou que não ia ter exercícios físicos? Achou errado!

Apesar de soar contra os intuitos, exercitar-se de leve antes de dormir ou praticar alguma atividade física horas antes de dormir pode exercer um ótimo efeito para na sua soneca.

Além do cansaço que fica da atividade, você se sente mais propenso a simplesmente deitar e dormir, sem interesse para outras distrações comuns (como celular, vídeo game e etc).

E aí, gostou das dicas sobre como melhorar o sono de forma natural? Fique ligado no nosso blog que logo, logo virão muitas outras dicas e artigos úteis para sua saúde!

Deixe um comentário