A gravidez e as atividades físicas: como conciliar?

A gravidez e as atividades físicas: como conciliar?

A gravidez é um momento de transformação para a mulher. Seu corpo, mente e futuro serão influenciados pelos nove meses de gestação que estão por vir. Por isso, se cuidar é essencial.

Há algum tempo, no entanto, o recomendado era apenas o básico: comer certo, não se sobrecarregar e muitas outras coisas que se firmaram como padrão de saúde na gravidez.

Porém, cada vez mais, descobrem-se motivos para que as futuras mamães não deixem a rotina de exercícios de lado. Pelo contrário, com atividades físicas bem equilibradas, é possível ver efeitos muito positivos durante e nos momentos após o parto.

Antes de entrarmos nos benefícios que os exercícios têm em uma gravidez, é importante ressaltar que você deve sempre consultar um médico antes de começar seus treinos.

Cada gestação é única, com suas peculiaridades e características que devem ser respeitadas para um andamento saudável da gravidez.

Gravidez + Academia: dá certo?

Como em um corpo sem uma gestação para lidar, a prática de exercícios só tem a beneficiar a mulher. Se forem feitos com moderação e atenção, essas atividades podem tornar toda jornada da gravidez mais fácil de lidar — especialmente no pós-parto.

As mudanças hormonais, no organismo (como aumento do fluxo sanguíneo) e do eixo do corpo, são capazes de cansar muito as futuras mamães. No dia a dia, é comum que sintam-se esgotadas após realizarem um terço das tarefas que antes realizavam.

Para aguentar esse tranco todo, não basta apenas “comer por dois”. É necessário também exercitar-se. Dessa forma, você desenvolve melhor sua musculatura do corpo, principalmente da área abdominal.

Outra vantagem é que os exercícios físicos deixam a grávida com maior consciência do seu corpo, entendendo seus verdadeiros limites. Pode parecer pouco, mas essa sensação pode fazer muita diferença na hora de enfrentar a dor do parto.

Além disso, os exercícios ajudam na absorção do açúcar pelo corpo, o que evita a diabetes gestacional.

Se programadas, levando em conta o desenvolvimento do seu corpo durante a gravidez, uma série de exercícios físicos pode fortalecer a estrutura muscular das suas costas, melhorando sua postura.

Quais as atividades físicas mais recomendadas para as futuras mamães?

Novamente, tudo depende do que seu médico liberar. Nem sempre, mesmo aquelas atividades que parecem mais fáceis, estarão dentro do seu escopo de treino. Por isso, reforçamos, tire todas as dúvidas com seu médico antes de ir para a academia.

No entanto, existem algumas práticas que são comuns entre gestantes. Por conta das suas características, auxiliam em aspectos diferentes o seu corpo a lidar com essa época de metamorfose. Conheça:

#Hidroginástica

Dentro da água, o peso corporal é inexistente. Por isso, fazer hidroginástica na sua gravidez pode conferir mais força e resistência muscular ao seu corpo. Além disso, é ótimo para regular seu ritmo cardiovascular.

#Natação

O baixo impacto da água continua neste tipo de exercício. Semelhante ao anterior, mas um pouco mais trabalhoso: normalmente, a natação costuma exigir de todos os músculos do corpo. Essencial para seu coração e para seus músculos.

#Musculação

Se realizada com muita atenção, para que a grávida não se sinta ofegante, a musculação pode beneficiar muito áreas musculares específicas (ou mesmo aquelas que precisam de um reforço).

#Alongamento e Ioga

Uma das formas de compensar as mudanças drásticas no centro de equilíbrio das grávidas é a constante realização de alongamentos e ioga.

Ambas as atividades podem aliviar dores musculares e fortalecer certas regiões do corpo. O ioga, por si só, é uma ferramenta valiosa na regulagem da respiração da grávida e em seu relaxamento.

#Caminhada

Uma rotina de exercícios que conte com caminhadas periódicas é muito importante.

Seja para controlar o peso ou reduzir pressão arterial, é essencial e recomendado que a gestante mantenha um cronograma de caminhadas. Sem sobrecarregar joelhos e tornozelos, essa atividade pode dar aquele help para manter a forma em dia, principalmente das gestantes.

E então, viu como é possível realizar atividades físicas durante a gravidez? Basta atenção, equilíbrio e, claro, liberação do seu médico.

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