A importância do exercício durante a gravidez

A importância do exercício durante a gravidez

O corpo de uma gestante passa por diversas mudanças, por isso algumas rotinas deverão ser ajustadas, sendo uma delas a prática do exercício durante a gravidez. Isso porque, essa é uma das melhores maneiras de beneficiar a mãe e o bebê durante (e depois) da gestação. Por isso, viemos apresentar os diversos benefícios da prática da atividade física para este momento tão importante.

A importância do exercício durante a gravidez

Quem pode praticar exercício durante a gravidez?

É evidente que mulheres que já praticavam exercícios regularmente antes de engravidar conseguem se adaptar facilmente à nova rotina de treinos durante este período. A dica importante é não exagerar e manter os níveis de atividades de acordo com o que já era feito anteriormente, mas sem exceder.

Será necessário, por exemplo, trocar exercícios de alto impacto. Por isso nunca deixe de consultar seu professor, para que seu treino esteja adequado e você consiga tirar o maior proveito do seu treino.

Se você não estava se exercitado regularmente antes de engravidar, é possível começar a praticar exercícios com segurança, mas mantendo sempre em mente que seu corpo tem novos limites e precisam ser respeitados. Faça a atividade que for mais confortável para e não faça exercícios de alto impacto ou excessivamente cansativos.

Além disso, não deixe de conversar com o seu médico antes de acrescentar uma atividade física em sua rotina. Para que a sua segurança e a de seu bebê estejam garantidas!

Os benefícios do exercício durante a gravidez

Atividade física é importante para manter o corpo saudável e por trazer benefícios no período da gestação. Além disso, também contribui para a recuperação da mãe no pós parto. Listamos abaixo as 10 principais vantagens do exercício durante a gravidez:

1. Te ajudará a dormir melhor

Praticar exercícios permitirá que seu corpo gaste todo o excesso de energia mental que poderia mantê-la acordada durante a noite, pois auxilia na manutenção dos níveis de hormônio em taxas saudáveis.

2. Aumentará seus níveis de energia

Vários estudos demonstraram que o exercício regular ajuda a aumentar os níveis naturais de energia, o que é especialmente útil para mulheres grávidas. O exercício fortalece o sistema cardiovascular e regulariza os níveis hormonais, que desempenham um papel fundamental nos níveis de energia.

3. Reduzirá os riscos de algumas complicações

O exercício durante a gravidez pode contribuir na redução do o risco de certas complicações durante a gestação, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

4. Ajudará a reduzir desconfortos na gravidez

Quando seus músculos são mais fortes, seu corpo fica mais alinhado e estável, e é menos provável que você sofra com algumas dores. Alongamentos e ioga auxiliam na redução do descoforto, enquanto caminhadas rápidas ajudarão na circulação sanguínea diminuindo os níveis de estresse em seus músculos.

5. Ajudará seu corpo a se preparar para o parto

Com um corpo fortalecido e resistente no momento do parto ele estará preparado, facilitando o nascimento do bebê.

6. Contribuirá para sua recuperação pós parto

Se você manteve a saúde do músculo e do coração durante a gravidez, sua recuperação será mais mais rápida. Além disso, também diminuirá suas chances de aumentar o peso do bebê enquanto estiver grávida, se estiver se exercitando regularmente.

7. Ajudará a melhorar sua auto-imagem

Estar grávida pode ser difícil para uma mulher, pois às vezes existe a sensação de que se está “perdendo o corpo”. Treinar regularmente ajudará a manter a forma do seu corpo, assim como seus hormônios e endorfinas, para que você se sinta mais feliz e saudável com a sua autoimagem durante esse período de mudança corporal.

8. Diminuirá o inchaço corporal

Enquanto o exercício ajuda a circulação do sangue, ele por consequência ajuda a prevenir o inchaço do seu corpo, principalmente nas pernas e nos pés.

9. Pode ajudar a prevenir o enjoo matinal

Às vezes pode ser difícil se levantar e ir para a academia se você estiver com náuseas. No entanto, o exercício durante a gravidez reduz a sensação de enjoo — o que para muitas mães é um grande incômodo diário.

10. Auxiliará na redução do estresse

Gravidez pode induzir estresse em uma mulher, física e mentalmente. Praticar exercícios ajudará a manter os seus níveis hormonais equilibrados, consequentemente equilibrando também o seu humor.

Por maior que sejam as preocupações em praticar exercício durante a gravidez, é importante saber que, sim, existem muitos benefícios que podem obtidos durante este período.

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