A noite de sono saudável! | Run Fitness Club

A noite de sono saudável!

Quantas vezes você já se sentiu cansado mesmo após uma noite de sono? Essa sensação é um indicativo de que as horas dormidas não foram reparadoras. Dormir mal é um dos fatores de risco associados a problemas de pele, cardíacos e até a obesidade. Saiba como o repouso influencia o seu dia a dia e confira algumas dicas para conquistar a noite de sono saudável.

O papel da noite de sono saudável no seu dia a dia!

Assim como comer bem e praticar exercícios físicos, uma noite de sono saudável é importante para ter uma boa saúde. Mas infelizmente, muitas pessoas têm dormido pouco e mal. Para você entender o porquê ter uma noite de
sono saudável é tão importante, lembre que seu corpo é uma “fábrica” que executa diversas funções. E é durante o repouso, que se inicia o período noturno de trabalho, e as seguintes tarefas são realizadas:

  • Reparo das células danificadas;
  • Melhoria no sistema imunológico;
  • Recuperação das atividades realizadas durante o dia;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Redução dos riscos de problemas cardíacos.

Ou seja, quando você tem uma noite bem dormida, terá uma sensação de bem estar, relaxamento e descanso. Mas, embora estejamos cientes dos benefícios do sono reparador, em nossa sociedade ocupada, dormir bem tem se tornado cada vez mais difícil.

A máxima é simples:

“Pessoas que dormem melhor tendem a ser mais saudáveis ​​e a viver mais” (Dr. Lawrence Epstein – Divisão de Distúrbios do Sono e Circadianos do Hospital Brigham and Women)

Fatores que atrapalham a noite de sono.

Agora que você já sabe os benefícios de uma noite de sono saudável, deve estar se perguntando sobre a eficiência do seu sono. Mas antes de se julgar e achar que dorme pouco, é importante lembrar que as horas na cama são divididas em diversas fases, que incluem desde o sono leve ao profundo, além dos períodos ocasionais de sonhos ativos, conhecidos como sono REM. Todo este ciclo é repetido diversas vezes durante a noite.

Alguns distúrbios do sono podem contribuir para que, quando você está em estágios mais leves , não consiga retomar o estágio mais profundo . A apneia do sono, a noctúria ( acordar para ir ao banheiro) e a síndrome das pernas inquietas são os distúrbios mais comuns. Ok, sabemos que identificar se eles acontecem sozinhos é difícil, por isso vale pedir a alguém, que se notar algo diferente durante a noite, nos avise.

Separamos quatro dicas para você ter uma noite de sono saudável! Take a rest

A quantidade de horas de sono por noite varia. Para adultos, por exemplo, é recomendado uma média de 8 horas. Mas se você não contribuir para que essas 8 horas sejam bem aproveitadas, você não garante uma noite de sono saudável.

Dica #1 Mantenha um horário regular de sono

Uma noite de sono saudável precisa de regularidade, assim como diversas outras áreas da sua vida. Crie um ritual de preparação para ir dormir, por exemplo, tome um bom banho para relaxar o corpo, escove os dentes, coloque uma música mais tranquila e tenha um horário fixo para ir para a cama. Ter um ritual, diz para seu corpo e sua mente que é o momento de desacelerar, o que vai te ajudar a adormecer.

Dica #2 Cuidado com a cafeína e com o álcool

Você sabe que cafeína é estimulante e pode dificultar você pegar no sono. O álcool pode até te deixar mais sonolento, mas também pode causar um sono mais fragmentado. Por isso, evite beber ou comer qualquer coisa com esses ingredientes, pelo menos duas horas antes de ir dormir.

Dica #3 Tenha cuidado com os cochilos

Sim, os cochilos durante o dia podem não contribuir para uma noite de sono saudável. Tirar aquele cochilo longo durante o dia ou em um horário muito próximo ao seu horário de dormir, pode atrapalhar o seu ciclo normal de sono. Mas calma, falamos que o cochilo pode não ajudar. Se você estiver muito sonolento durante o dia, um cochilo de 20 a 30 minutos pode ser revigorante. E assim como você pode programar sua noite de sono, tente programar também seus cochilos com um temporizador e encaixá-lo em um bom horário do seu dia.

Dica #4 Medite

É durante uma noite de sono saudável que seu corpo e sua mente se aproximam. Mens sana in corpore sano (mente sã ,corpo são). Meditar diariamente é uma das melhores formas de alcançar o equilíbrio. Separe, durante a sua rotina , alguns minutos para se concentrar em você. Foque na sua respiração, por exemplo, e perceba-se. São nos momentos de meditação que você relaxa e se permite descansar mente e corpo juntos.

Uma noite de sono saudável é parte necessária para ter uma boa qualidade de vida. por isso, dedicar-se para que ele se torne um hábito saudável, é o caminho para garantir qualidade e eficiência. Gostou de saber mais sobre como manter uma noite de sono saudável? Acompanhe o nosso blog que você encontrará muitas outras informações sobre hábitos para ter uma vida mais saudável e feliz!