Açúcar e sal: como excluir estes dois vilões de sua vida

Açúcar e sal: como excluir estes dois vilões de sua vida

Cercados por inúmeras opções de refeição, desde aquelas nas prateleiras dos supermercados àquelas que se multiplicam em restaurantes, bares e lanchonetes, as pessoas cada vez mais se veem num ciclo de consumo desenfreado de sal e açúcar. E isso é muito preocupante para sua saúde.

O sal e o açúcar são condimentos alimentares que dão mais gosto às comidas.

O açúcar nada mais é que um carboidrato (frutose, lactose, glicose, etc…) e seu consumo excessivo traz na manga diversos problemas para o corpo: obesidade, hipertensão, mudanças no fígado e, cada vez mais, a diabetes.

Já o sal que temperamos as refeições se trata do cloreto de sódio. Responsável por realçar o gosto de comidas, quando em excesso pode ser a principal causa de hipertensão, câncer de estômago e até osteoporose.

Justamente por seu potencial destrutivo ao corpo que médicos e profissionais da saúde cada vez mais recomendam o controle do seu consumo. Considerados por muitos substâncias de perigo equivalente ao cigarro e ao álcool, não é por menos que as pessoas devam diminui-los o máximo da dieta diária.

O grande desafio é: como?

Para isso, é necessário um olho mais apurado nas prateleiras de ingredientes do mercado e, provavelmente, alguns sacrifícios na hora de escolher os petiscos ou lanches no seu happy hour. No fim, o que é importa é ter uma alimentação saudável e uma vida equilibrado.

E aí, pronto para aprender os novos ingredientes da sua dieta? Então vem!

6 maneiras de substituir o açúcar e o sal por ingredientes muito mais saudáveis

Vamos dividir a lista em 3 dicas para substituição do açúcar e outras 3 para substituição do sal. Levamos em conta, primeiro, sua validade nutricional e, em segundo, a facilidade de encontrá-los.

Importante lembrar que há inúmeros outras opções naturais disponíveis em mercados ou feiras.

#1 Stevia

Extraído da folha Stevia rebaudiana, os adoçantes desenvolvidos com base na Stevia são 100% naturais e não alteram os níveis de glicemia quando ingerido — coisa que o açúcar refinado faz e muito!

Sua capacidade de adoçar é cerca de 300 vezes maior que a do açúcar refinado e ele não possui calorias.

Recomenda-se seu uso em sucos, sorvetes, pratos assados ou cozidos, chás e café.

#2 Açúcar mascavo

Essa aqui é uma boa opção para quem quer parar com o refinado e não possui diabetes.

O açúcar mascavo é natural das primeiras extrações da cana, por isso sua cor marrom, sua menor capacidade calórica e maior mineral, sendo fonte certa de fósforo, potássio e cálcio.

Apesar disso, contém calorias, então seu uso deve ser moderado. Serve bem em cafés, sucos e sobremesas.

#3 Mel

O mel é uma refeição por si só.

Apesar de ter maior valor calórico que os anteriores, também é completo: constituído de glicose e frutose, dá ao corpo carboidratos, minerais e ainda vitamina B.

Seu uso, sempre em temperatura ambiente, é recomendado em chás, sucos e lanches.

#4 Cominho

O cominho é uma boa alternativa para o sal pois possui um sabor bem marcante e que realça os pratos. Falando de capacidades nutricionais, ele é capaz de ajudar na secreção de enzimas digestivas, o que colabora no metabolismo.

Fica ótimo carnes ensopadas, aves, peixes, frutos do mar, queijos e legumes.

#5 Orégano

Outro de sabor marcante, pode ser parceiro tempero acima, só que em pratos diferentes, como massas, mas também serve em carnes assadas e molhos.

Sua função antioxidante tem propriedades fungicidas, o que ajuda na manutenção do corpo, e ele também coopera para uma melhor digestão.

#6 Louro

O coringa da vez é o louro, um ótimo substituto para o sal.

Seu sabor na comida é pontual e pode ser usado em praticamente todos os pratos: legumes, carnes assadas ou refogadas, molhos (principalmente de tomate) e até caldos.

É um antioxidante muito forte, que ajuda na digestão e que evita problemas como hemorroidas, convulsões e reumatismo.

E então, como foi aprender que dá sim para substituir o sal e o açúcar e adotar uma alimentação saudável? Legal, não é? Então bora anotar as dicas! Para mais dicas e artigos úteis para sua saúde, rotina e lifestyle equilibrado, fique ligado em nosso blog!

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