AULAS DE DANÇA SÃO EFICIENTES?

AULAS DE DANÇA SÃO EFICIENTES?

Talvez você seja um daqueles alunos que adoram fazer todas as aulas coletivas, mas vive se perguntando se essas aulas são realmente eficientes para o seu objetivo. Afinal, como pode uma aula de dança, por exemplo, gerar os mesmos benefícios para o corpo quanto  correr na esteira?

Pois bem, para começar vamos aprender um pouco sobre a Zumba. A Zumba é uma aula de dança de origem latina que foi criada acidentalmente na Colômbia quando o seu criador, Alberto “Beto” Perez, esqueceu de trazer a música tradicional até então usada na aula. A única música que ele tinha no momento eram algumas fitas de ritmos latinos. Assim, ele usou essas fitas e deixou as músicas motivá-lo como se estivesse em um clube, e começou a dançar Salsa, Rumba e Merengue. Para sua surpresa, seus alunos adoraram a novidade e estavam muito felizes e motivados ao término da aula. Assim, foi esse momento que inspirou a criação e o desenvolvimento da aula de Zumba. O sucesso foi tão grande que estima-se que a modalidade conta, atualmente, com mais de 15 milhões de adeptos no mundo inteiro e está presente em 200 mil pontos espalhados por mais de 180 países.

No entanto, mesmo com toda essa popularidade, você ainda deve estar se perguntando: mas será que dançar é mesmo eficiente? Pensando nisso, alguns estudos foram desenvolvidos para verificar os benefícios dessa prática. Uma pesquisa desenvolvida na universidade de Wisconsin em 2013, por exemplo, investigou a intensidade de uma aula de Zumba em 19 mulheres saudáveis. Os pesquisadores investigaram uma aula de Zumba com duração aproximada de 45 minutos e descobriram que a mesma é realizada em uma intensidade moderada (frequência cardíaca média de 154 ± 14 bpm) e que gera um gasto calórico de 369 ± 108 Kcal por aula.

Você pode estar se perguntando: mas o que isso significa?

A nível de comparação, correr na esteira durante esse mesmo tempo em uma velocidade de 8km.h tem um gasto calórico médio de ˜430 Kcal.

Assim, esses resultados mostram que a aula de Zumba também é capaz de induzir benefícios positivos para sua saúde. Ela também permite que você melhore sua condição aeróbia já que exige esforço do sistema cardiovascular, e ainda proporciona a queima de calorias extras.

Sabemos que a intensidade e a modalidade do exercício que você pratica tem a sua especificidade e, consequentemente, vai gerar benefícios diferentes. No entanto, agora você também sabe que a Zumba é muito mais do que apenas dançar! Lembre-se que o importante não é, necessariamente, qual atividade você vai praticar. O importante é você praticar regularmente atividades físicas, ter uma alimentação saudável, cuidar da sua saúde mental e, consequentemente, ter uma vida mais feliz e com muita saúde e disposição.

Além disso, é importante ressaltar que, além dos benefícios já mencionados, as aulas de dança também contribuem para melhora da coordenação, da flexibilidade, do equilíbrio e, por ser uma aula coletiva, também pode gerar um excelente momento de prazer ao lado dos amigos.

Por isso, esqueça as experiências ruins do passado e saiba que o exercício não precisa ser algo ruim. Se você é uma daquelas pessoas que não gosta de ficar na esteira porque acha monótono demais, talvez você apenas precise encontrar alguma atividade que você goste para que ela te motive e para que você continue praticando-a regularmente.

Afinal, o melhor exercício PRA VOCÊ é aquele que te faz FELIZ e que te INSPIRA a não desistir.

NAIANDRA DITTRICH:
Doutura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina

Clique AQUI  e ganhe 7 dias GRÁTIS para conhecer a Run!