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COVID 19 – Exercícios podem proteger contra complicações mortais.

Uma única sessão de exercício aumenta a produção de um antioxidante crítico, chamado EcSOD, ajudando a reduzir os efeitos da infecção por COVID-19.

 

Resumo: O exercício regular pode ajudar a prevenir ou reduzir a gravidade da SDRA para pessoas com coronavírus. Uma única sessão de exercício aumenta a produção de um antioxidante crítico, chamado EcSOD, ajudando a reduzir os efeitos da infecção por COVID-19.

Fonte: Sistema de Saúde da Universidade da Virgínia;

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Academias são seguras? Veja esse estudo com mais de 3.000 (Três Mil) participantes:

Um estudo acadêmico de larga escala concluiu que “não existe ameaça de aumento da propagação do COVID-19” nas instalações de fitness, mesmo quando ocorre treinamento intensivo.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oslo, liderada pelo professor Michael Bretthauer, investigou a transmissão do SARS-CoV-2 (o vírus responsável pelo COVID-19) – e se era atribuível às academias.

academias são seguras?

“Nosso estudo não mostrou transmissão de vírus ou aumento da doença COVID-19 relacionada à abertura de academias”, disse Bretthauer.

A pesquisa – a primeira do gênero na Europa – estudou 3.764 membros do público, com idades entre 18 e 64 anos, que não tinham comorbidades relevantes ao COVID-19.

Aproximadamente metade (1.896) das pessoas teve acesso a academias, enquanto a outra metade (1.868) – um grupo de controle – não.

Os primeiros tiveram acesso a cinco academias – SATS Sjølyst e CC Vest (dois clubes de saúde pertencentes ao gigante nórdico do fitness SATS), STOLT Stovner e Rommen (ambos operados pela cadeia de academias STOLT Trening) e EVO Bryn (um ginásio de propriedade e operado por EVO Fitness Group).

As instalações foram abertas a partir de 22 de maio de 2020 especificamente para o estudo – enquanto a Noruega ainda estava fechada – e as atividades disponíveis nas academias incluíam serviços que os clubes normalmente forneciam, desde treinamento individual a aulas em grupo (incluindo spinning e yoga).

Aqueles que visitavam uma academia tinham que seguir as diretrizes de prevenção de vírus elaboradas pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública.

Eles incluíam distanciamento social (um metro para exercícios no chão, dois metros para aulas de alta intensidade), além de melhorar a higiene das mãos e da superfície, enquanto todas as estações de treino receberam desinfetantes para que fossem limpos após cada uso pelo membro.

A equipe da academia também controlava o acesso às academias, para garantir medidas de distância e evitar a superlotação. Os vestiários estavam abertos, mas os chuveiros e saunas estavam fechados.

A equipe de pesquisa testou cada pessoa quanto à SARS-CoV-2 por amostragem auto-administrada de naso, orofaringe e escarro após duas semanas – e doença clínica por ligação aos registros eletrônicos dos pacientes após três semanas.

No grupo que treinou em uma academia, 81,8% treinaram pelo menos uma vez e 38,5% visitaram uma academia seis vezes ou mais, com o restante variando entre essas duas medidas.

Dos 3.016 indivíduos que retornaram os testes de SARS-CoV-2 PCR, houve um teste positivo, mas esse indivíduo positivo que fazia parte do “grupo da academia”, não haviam visitado a academia antes do teste positivo e o rastreamento de contato constatou que ele foi infectados no local de trabalho.

Durante o estudo de três semanas, não houve visitas ambulatoriais ou internações devido ao COVID-19 em nenhum dos grupos.

Além disso, dos 91 funcionários que trabalharam nas instalações de treinamento durante o período experimental e concordaram em fornecer dados, 83 (91,2%) foram testados para SARS-CoV-2 e nenhum foi positivo.

Em conclusão, as pesquisas declararam: “Nosso estudo não mostrou transmissão de vírus ou aumento da doença COVID-19 relacionada à abertura de instalações de academia, fornecendo boas rotinas de higiene e distanciamento social.

“Pela lei de emergência, todas as instalações de treinamento foram fechadas na Noruega durante a pandemia. O fechamento foi justificado pelo pressuposto de que a atividade de treinamento nas instalações aumentaria o risco de transmissão de vírus entre os membros das instalações e, portanto, a doença de COVID-19 entre os membros, funcionários e comunidade.

“No entanto, medidas básicas de higiene das mãos e de distanciamento social – assegurando uma distância de 1 a 2 metros entre os indivíduos – são medidas comprovadas e importantes de proteção à transmissão de vírus. Elas são baratas, fáceis de aplicar e não exigem grandes recursos”.

“Durante a pandemia do COVID-19, os países introduziram o fechamento de importantes atividades da sociedade porque se supunha que as medidas simples não seriam suficientes para conter a transmissão de vírus.

“No entanto, se a contenção de vírus, incluindo rastreamento de quarentena e contato, higiene das mãos e medidas pessoais de distanciamento social forem suficientes para impedir a disseminação do vírus, o fechamento poderá ser evitado e, portanto, prejudicado.

“Nosso estudo procurou testar se o fechamento de academias é necessário ou se as instalações abertas podem fornecer higiene e distanciamento social suficientes para impedir a propagação do vírus”.

“Se medidas de higiene e distanciamento forem alcançadas, assumimos que seria seguro abrir academias e instalações de treinamento.

“Como mostram nossos resultados, não houve aumento de doenças relacionadas ao COVID devido à abertura de academias e instalações de treinamento”.

Para baixar e ler o estudo completo – intitulado Reabertura aleatória de instalações de treinamento durante a pandemia do COVID-19 – clique no link abaixo:

https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.06.24.20138768v1.full.pdf

Fonte: https://www.healthclubmanagement.co.uk/health-club-management-news/COVID-19-SATS-STOLT-EVO-Fitness-Michael-Bretthauer-University-of-Oslo/345783

7 Problemas que você pode ter por passar muito tempo sentado.

Um grande número de pesquisas comprova que sentar por longas horas faz mal à saúde – sim, exatamente o que pessoas que trabalham em escritório fazem todos os dias. Confira quais são os problemas que você pode desenvolver por passar muito tempo sentado: 

  1. Doenças crônicas

Uma pesquisa de fevereiro de 2013 com 63.048 homens de meia idade da Austrália, mostrou que aqueles que se sentavam por quatro horas ou mais, eram mais suscetíveis a desenvolver doenças crônicas, como pressão alta, doenças do coração e câncer. Aqueles que ficam sentados por pelo menos 6 horas eram ainda mais propensos a desenvolver diabetes.

 

  1. Redução na expectativa de vida

Para se ter uma ideia, reduzindo o tempo sentado três horas por dia, a expectativa de vida pode aumentar em dois anos. Um estudo do ano passado publicado na “BMJ Open” revela que diminuindo o tempo no sofá diante da TV para menos de duas horas por dia, concede 1,4 ano a mais para as pessoas.

 

  1. Doenças no rim

Outra Pesquisa revela que, quanto menor o tempo sentado, menor a chance de desenvolver doenças no rim, especialmente nas mulheres. Aquelas que conseguiram reduzir o tempo sentadas para apenas 3 horas por dia, o risco de doenças no rim diminuiu 30%.

 

  1. Saúde mental frágil

De acordo com auto-avaliações feitas por mais de 3.500 pessoas e organizadas pela “Annals of Behavioral Medicine“, a maioria delas associou o tempo em que permaneceram sentadas fora do trabalho a atividades negativas para o desenvolvimento da saúde mental.

 

  1. Obesidade e síndrome metabólica

Obesos sentam-se 2 horas e meia a mais que os demais. Quanto menor o tempo sentado, menores também as chances de desenvolver a síndrome metabólica, combinação de fatores envolvendo colesterol, pressão e triglicérides.

 

  1. Morte por câncer colateral

Segundo o “Journal of Clinical Oncology“, estudo realizado com pessoas diagnosticadas com câncer indicou que aquelas que ficaram menos paradas, reduziram em 8% o risco de vida.

 

  1. Morte

Estudo divulgado em março deste ano na “Archives of Internal Medicine” analisou mais de 200.000 australianos de meia-idade e mostrou que pessoas que sentavam mais de 11 horas por dia apresentaram mais de 40% de risco de morrer em três anos. Para aqueles que se exercitavam pelo menos por 5 horas na semana, o risco é bem menor.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI331927-17770,00-PROBLEMAS+DE+SAUDE+QUE+VOCE+PODE+TER+POR+PASSAR+MUITO+TEMPO+SENTADO.html

Começando a se exercitar? Busque frequência e não resultados

Para fazer mudanças que irão durar anos na sua vida, o segredo é dar um passo por vez, por muitos dias. A chave do sucesso é a frequência e não a perfeição. 

Calendários com várias datas riscadas, indicando frequência.

Frequência é mais importante do que fazer as coisas com o foco nos objetivos finais na hora de conquistar metas e sonhos. Foto Abbey Placements.

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EXERCÍCIO FÍSICO E IMUNIDADE – PARTE 3: DOENÇAS AUTOIMUNES

Você sabe o que são doenças autoimunes?

Na Parte 1  da nossa série sobre “Exercício Físico e Imunidade” nós explicamos que o sistema imunológico funciona reconhecendo o que é próprio e o que é estranho (como vírus e bactérias) para o nosso organismo. Além disso, mostramos que ele possui estratégias para eliminar esses invasores e nos defender de doenças (como, por exemplo, a produção de anticorpos). Você também aprendeu que problemas no sistema imune podem resultar em imunodeficiências  e nos deixar mais vulneráveis a infecções.

As doenças autoimunes, por sua vez, são um grupo de doenças que têm em comum a produção de anticorpos contra componentes do nosso próprio corpo. Por razões ainda desconhecidas, o nosso sistema imune fica confuso e reconhece as nossas próprias proteínas como agentes invasores. Ele acredita, então, que nosso corpo está em perigo e reage, produzindo anticorpos e atacando a si mesmo. Assim, no diabetes tipo 1, por exemplo, ocorre uma produção inapropriada de anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina, levando a sua destruição e dando assim origem ao diabetes. Já na artrite reumatoide, o corpo passa a produzir anticorpos contra as articulações, gerando dor e algumas vezes deformações. Dessa forma, é como se o nosso próprio corpo nos deixasse doentes!

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Andar de bicicleta faz bem para você e para o planeta

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Começar a andar de bicicleta é uma atitude simples que pode transformar a sua saúde e também o seu entorno. Confira as vantagens de adotar a bike na rotina.

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Andar de bicicleta pode melhorar a sua vida e a do planeta. Que tal dar uma chance para esse modal tão simples e revolucionário?

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Como reduzir os danos para as festas de final de ano

Buscar o equilíbrio no mês de dezembro e suas inúmeras festas de final de ano pode ser mais simples do que se imagina – e isso não significa ficar sem celebrar.

Festa: Dezembro é um mês repleto de celebrações, mas isso não significa que você precisa abrir mão da sua saúde.

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Está chegando o Super Sábado da Run

O Super Sábado da Run foi planejado especialmente para você curtir o melhor das atividades físicas com quem você ama.

O Super Sábado da Run Fitness Club será 07 de dezembro.

O próximo sábado, dia 07, será especial. É que vai rolar um evento inesquecível, a 300 metros da Run, no Ginásio da Escola Internacional de Florianópolis. Será gratuito e aberto tanto para runners quanto para convidados.

O plano é colocar muita gente para suar e liberar endorfinas por aí, com uma programação divertida que vai das 9 às 13 horas. 

O Super Sábado é a chance perfeita de levar as pessoas que você gosta para se divertir e descobrir que bem-estar e atividades físicas bem orientadas andam lado a lado. Com aulas variadas, dá para convocar até aquele amigo que acha que detesta academia, mas sabemos que ele só não descobriu o estilo Run de se exercitar ainda. Leia Mais

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Conheça a Bike 30: a aula para quem não tem tempo a perder

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Das 24 horas que temos no dia, poucas costumam ser para algo muito importante: nós e nossa saúde. Entre trabalhos, compromissos, estudos e lazer é fácil deixar para depois os exercícios físicos. O resultado pode custar caro, seja porque as dores começam a aparecer ou até por problemas mais graves, como doenças crônicas.

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