Como criar novos hábitos? | Run Fitness Club

Como criar novos hábitos?

Os hábitos são a base do sucesso. No entanto, apesar da sua importância, poucas pessoas sabem como eles funcionam e com inserir novos hábitos. Neste post, você conhecerá a sua importância e como construir novos na sua rotina. (Baixe o e-book: Como incluir um novo hábito na sua vida!)

Vamos lá!

A importância dos hábitos

Os hábitos normalmente são atrelados a ações negativas, como o de comer doce sempre que está ansioso(a), dormir tarde e até mesmo o de tomar sempre aquela cervejinha no final do dia para relaxar. Porém, podem haver bons hábitos que você realiza que merecem ser destacados. Tomar água com frequência, se exercitar regularmente ou até mesmo ter a cautela no momento de fazer algum comentário.

De acordo com a UCL News, pode-se definir o hábito como:

“comportamentos que são realizados automaticamente porque foram executados com freqüência no passado. Essa repetição cria uma associação mental entre a situação (sugestão) e a ação (comportamento), o que significa que, quando a sugestão é encontrada, o comportamento é realizado automaticamente. A automaticidade tem vários componentes, um dos quais é a falta de pensamento.”

Mas não se engane acreditando que novos hábitos não podem ser inseridos na sua rotina. Portanto, formar novos hábitos é fundamental para se alcançar seus objetivos e o sucesso. Por isso, separamos 5 passos que irão facilitar seu desenvolvimento.

5 passos para criar novos hábitos

1. Defina a rotina

Você já parou para pensar em quais são os novos hábitos que você gostaria de acrescentar a sua rotina, ou até mesmo aqueles que você gostaria de mudar? O que não está te satisfazendo? Este é o primeiro passo para a mudança. Ele será a base para criar um fluxo onde um ato leve a outro.

Lembre-se que novos hábitos, impactam em objetivos maiores. Uma dica, se você não sabe por onde começar é refletir sobre qual é seu objetivo final? Ou seja, definindo sua visão e objetivos finais, será mais simples descobrir quais são os novos hábitos e rotinas que devem ser acrescentados para chegar ao sucesso.

Se seu objetivo é ter melhorar sua saúde, por exemplo, analise como está sua dieta, sua frequência de prática de exercícios físicos e seus cuidados pessoais. Provavelmente você encontrará alguma falha, ou pontos a melhorar nesses quesitos.

2. Crie um gatilho

Para criar novos hábitos, é preciso saber quais são seus gatilhos. Os gatilhos são as decisões que nosso cérebro toma em estado de “piloto automático”. Eles são programados por nosso cérebro para evitar o desgaste de energia para a escolha. Sendo simplista, é como se o cérebro filtrasse as decisões e simplesmente realizar aquilo que já foi educado a fazer.

Logo, se você deseja inserir um novo hábito na sua rotina, é importante criar gatilhos mentais para que isso ocorra. Ou seja, pontos facilitadores que te lembrem desta nova rotina. Por exemplo, se você deseja começar a treinar diariamente, após o trabalho, que tal deixar sua mochila com roupa, tênis, toalha e tudo mais que for preciso para o treino, dentro do seu carro? Ou mesmo, se você deseja começar a correr diariamente, deixe os tênis próximo a porta. Sempre que passar por ele você lembrar deste objetivo.

3. Escolha a recompensa

Se você não tem a rotina de ir para a academia diariamente, vai concordar comigo que é difícil acrescentá-la ao seu dia. Por isso, mesmo com um gatilho bem montado, sabemos que somos muito capazes de criar desculpas para fugir daquela ação que estamos nos sugerindo acrescentar.

Cientistas descobriram que através de recompensas o nosso cérebro define se vale a pena repetir aquela ação ou não. Por isso, defina recompensas claras para desenvolver o novo hábito. Faça com que seu cérebro entenda que vale a pena memorizar esse hábito. As recompensas podem ser:

  • Físicas: um descanso após terminar uma série de treinos, assistir uma série, ou até mesmo, após longos períodos de com o novo hábito em prática, você pode se recompensar com uma massagem relaxante por exemplo.
  • Emocionais: busque racionalizar os benefícios do novo hábito na sua rotina. Perceba a sensação de vitória por estar cumprindo o que você se propôs a fazer.

4. Repita diariamente

Um novo hábito é feito de constância. Ou seja, quanto mais você repete, mais automático ele fica. Por isso foque em mantê-lo frequente. Se seu objetivo é ir na academia de segunda a sexta e praticar musculação e outra atividade complementar, foque nisso. Repita-o. Quanto mais o fizer, mais enraizado fica no seu subconsciente. Há quem diga que 21 dias constroem um hábito, há estudos que mostram que novos hábitos são construídos a partir de 66 dias de aplicação. Entretanto, independente do tempo, mantenha-se focado e perseverante.

5. Acompanhe seu desenvolvimento

Já pensou em mensurar a sua rotina. Acompanhar o seu desenvolvimento é muito importante. Por isso, use quadros para marcar os dias em que você aplicou o novo hábito à sua rotina, ou até mesmo aplicativos que mostram sua evolução. Sendo assim, defina metas alcançáveis e comemore as vitórias, inclusive as pequenas.

Quer mudar sua rotina e alcançar os objetivos que sempre buscou. Encontre os novos hábitos que deseja implementar e aplique as 5 dicas que nós disponibilizamos. E, para facilitar, montamos um Infográfico que resume os cinco passos para criar novos hábitos. Clique aqui e tenha-o disponível sempre que for preciso, e também um E-BOOK com tudo o que você precisa entender sobre hábito e como incluir um novo na sua rotina!

Mas não se esqueça, acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades.

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