Como enfrentar a insegurança dos primeiros dias de academia | Run Fitness Club

Como enfrentar a insegurança dos primeiros dias de academia

Começar a frequentar a academia pode parecer assustador. Uma mistura de emoções que vão da insegurança até o sentimento de vitória por estar indo em busca de seus objetivos. Porém essa mistura de emoções pode prejudicar o seu progresso e arruinar o prazer com o que está por vir.

Por isso decidimos responder a uma série de inseguranças que são completamente normais nos primeiros dias de academia!

Como enfrentar a insegurança dos primeiros dias de academia

5 respostas para enfrentar a insegurança dos primeiros na academia

1. “Eu sou gordo ou magro demais para ir à academia ou me exercitar em público”

Não! Não mesmo! De jeito nenhum!

Essa insegurança vem da ideia de que apenas as pessoas que são fit podem ir a academia. Se você notar que este sentimento está surgindo e que você não merece estar no mesmo lugar que estas pessoas, saiba que a academia, treinos ao ar livre, atividades em grupo são um ambiente saudável e amigável para todos. Encontrar a felicidade e orgulho da boa forma não é para uma elite, é para todos, incluindo você.

A realidade: você está simplesmente em um estágio diferente dos outros e, enquanto tem suas dúvidas, há muitas outras pessoas para orientá-lo e motivá-lo.

Conselho

  • Aos poucos, aprenda a não se preocupar com o que as pessoas pensam de você;
  • Tantas pessoas, inclusive as fit, já estiveram onde você está agora. O que nos leva à próxima insegurança.

2. “Os outros alunos vão rir de mim”

Embora pareça que todos estarão olhando para você, enquanto você está sendo instruído a executar um exercício, lembre-se que você está no estágio de aprendizado. Fazer um exercício de forma incorreta, ou não ter consciência dos erros não é motivo para se sentir ridicularizado. Se o instrutor se aproximar para te ajudar, corrigindo a execução de um exercício, tenha em mente que você está se aperfeiçoando.

“O especialista já foi um iniciante” – Helen Hayes

É muito bom ser iniciante. Por isso, deseje sempre tornar-se um especialista. Um dia você poderá estar na posição de experiente e apoiar o início de um novato dando alguns conselhos (mas nada deixe para os profissionais as explicações técnicas).

Conselho

  • Peça aos professores conselhos. Pergunte se o exercício está sendo executado da maneira correta. Eles estão lá para cuidar da sua segurança e ajudá-lo a ter o melhor desempenho;
  • Vá em um horário mais tranquilo e menos movimentado. Não para fugir dos olhares, mas para conseguir mais atenção dos profissionais e para você ter mais conforto do que nos horários de pico;
  • Vá com um amigo! Transforme algo intimidador em uma atividade divertida.

3. “Eu não me sinto confortável com roupas para academia”

Essa insegurança pode vir pelo desconforto das roupas para treino, ou até mesmo do que você estará “mostrando” ter debaixo delas. Se você não se sente pronto para mostrar o seu shape atual é hora de largar mão dessa ideia. Seu corpo suas regras. Tome isso para si. Use o que você quiser, desde que seja confortável e se ajuste aos movimentos que você vai executar durante o treino.

A realidade: mesmo que muitas pessoas gostem de usar roupas esportivas como uma declaração de moda, ninguém realmente se importa com o que você está vestindo – elas estão ocupadas treinando.

Conselho

  • Use o que você quiser, é o seu corpo e você deve se sentir confortável. Uma camiseta folgada e shorts, apesar de não ser a última tendência de roupas esportivas, podem ser tudo o que você precisa;
  • Pergunte-se porque você está usando essas roupas. Se isso faz você se sentir desconfortável e não há uma razão sensata, não se incomode, troque. Se isso te motiva, é claro, use-o. Simples assim.

4. “Não vou às aulas de ginástica porque vou passar vergonha”

Você vê a aula de ginástica e acha que adoraria participar, então você diz que vai se inscrever na próxima semana, depois na seguinte, até que seja um ciclo constante de “talvez na próxima semana”.

A realidade: os professores têm novos participantes nas aulas o tempo todo, e que também não sabem nada sobre a turma. Você não está sozinho nisso.

Conselho

Espere até o final da aula, ou chegue um pouco antes e converse com o professor. Peça dicas, entenda como funciona a dinâmica da aula. Tenha certeza que os instrutores gostam de novos alunos nas turmas. Você será recebido de braços abertos e terá alguém para orientá-lo no exercício de forma eficiente e segura.

5. “Eu não quero ficar grande, ou emagrecer demais”

Isso está completamente certo. Enquanto nós da Run Fitness Club somos apaixonados por ajudá-lo a se tornar uma versão mais saudável e feliz de si mesmo. Recomendamos o direcionamento para o seu próprio objetivo pessoal e não para os objetivos dos outros. Simplificando, todos nós temos objetivos diferentes na vida. Nem todo mundo precisa se parecer com um modelo de fitness.

Conclusão

A realidade é que é normal e não há problema em ter insegurança nos primeiros dias de academia. Você precisa descobrir como superá-las da melhor maneira e nós estamos aqui para te ajudar no seu novo projeto de vida! Conte conosco sempre!

 

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidads

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?
Powered by