Como traçar metas reais para 2018

Como traçar metas reais para 2018

O ano novo vem chegando e com ele aquela vontade de mudar alguns aspectos na vida. Seja no profissional ou pessoal, sempre que chega dezembro começamos a traçar metas para o ano novo. No embalo das festas, verão e férias, prometemos a nós mesmos que do dia 1 de janeiro em diante tudo vai mudar.

Que, em meio a esse pacote de promessas, o emagrecimento de 20 kg e a conquista de uma vida saudável serão apenas mais uma etapa a ser superada.

Mas nem sempre funciona, não é?

A empolgação de fim de ano é ótima como pontapé para iniciar mudanças significativas em nossa vida. Afinal, ao virar o ano, tudo ao nosso redor começa um novo ciclo. Então, nós pensamos, por que não podemos recomeçar também?

A resposta é simples: é claro que podemos!

Porém, é necessário cautela.

Por que nem sempre alcanço as metas que traço para o ano novo?

Somos seres sociais. Em maiores ou menores graus, crescemos em sociedade, cercados por gente, por empresas e nossos colegas, chefes, prazos e objetivos. Tudo isso sempre delimitado pela barreira do horário: de entrada, de almoço, de saída… Até mesmo nosso happy hour sofre com isso.

Portanto, estamos inseridos em uma rotina. Repetida ou não, ela é construída de padrões (acordar, café da manhã, trabalho, almoço, etc). Quando nos comprometemos a metas surreais, ao emagrecimento imediato e a adoção de uma vida saudável assim, da noite para o dia, nosso cérebro fica cauteloso.

Sem notar, nos propomos a destruir e então reconstruir nossos padrões. É aí que entra um fator bem conhecido de todos: a zona de conforto. Tentar forçar sua saída dela é sempre uma má ideia. Nessas horas, nossos instintos sempre superam as vontades e nosso cérebro, confortável com a situação ociosa, tende a retornar a ela.

Então, como fazer essa transição do jeito certo?

5 dicas para melhor estabelecer suas metas de resultado!

Já que temos mente e corpo tão atrelados a rotina, é importante ter em mente que toda mudança, principalmente no corpo, é melhor se for gradual. Dar tempo ao tempo não é apenas um sinônimo para ter paciência, mas um aliado, algo que ajuda seu corpo a se adaptar (e aceitar) as mudanças.

#1 No emagrecimento é importante pensar grande, mas não desprezar os pequenos resultados

Suas metas pregam a perda de 25 kg? Ótimo! Mas deixe-a como secundária no plano geral das coisas. Foque em 2 kg neste mês, 2 kg no outro, por aí vai. Isso garante que você mesmo consiga acompanhar as mudanças em seu corpo e, dessa forma, valorizá-las.

#2 Atenção para a rotina

Tudo que falamos aqui ronda esse padrão que dita seu dia a dia. Portanto, nada de subestimá-lo. Respeite sua rotina. Reeduque-se aos novos hábitos, tanto alimentares como físicos, aos poucos. Assim, você se organiza, acostuma melhor seu corpo ao calendário renovado e consegue resultados bem mais eficazes e duradouros.

#3 Diga não às dietas muito restritivas

Começar uma dieta que exige metade ou um terço das calorias que você normalmente ingere não é uma boa e não faz bem ao corpo. A redução brusca pode afetar sua saúde e ter consequências a curto prazo, às vezes até mesmo em poucas horas, principalmente se você estiver trabalhando.

Portanto, coopere com seu corpo. De preferência, consulte-se com um nutricionista de confiança. Estar de dieta não se traduz em “zero calorias”, mas na correta separação delas durante seu dia.

#4 Estipule um tempo fixo entre pesagens

É claro que a redução gradual de peso traz ótimos resultados, mas ainda assim é preciso cuidar da autoestima — ela é essencial para esse processo todo. Por isso, policie-se para que suas pesagens sejam feitas em intervalos de tempo razoáveis, como uma vez a cada duas ou três semanas.

Assim, você consegue sentir e medir seu progresso. Também fica mais fácil para propor desafios a si mesmo de forma que seu propósito não se perca e você não desanime.

#5 E claro, não se esqueça dos exercícios físicos

De uma boa e calma caminhada até uma sessão de crossfit há muita diferença, mas ambos são imensamente eficazes para potencializar seu emagrecimento e cooperar com o cumprimento das suas metas.

Quer uma vida saudável? Alie tudo que indicamos com boas doses de exercícios físicos. É a fórmula ideal para atingir todos os seus objetivos.

E então, como foi aprender um pouco mais sobre como traçar — do jeito certo — suas metas para o ano novo? Se quiser saber mais algumas dicas e ficar por dentro de tudo do mundo saudável, siga a Run Fitness Club no Facebook!

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