Conheça todos os benefícios da musculação

Conheça todos os benefícios da musculação

A musculação pode ser a válvula de escape para alguns, mas também o tabu de outros. Entrar na academia e enfrentar os pesos, as séries de exercícios, lidar com aquela dorzinha pós-treino… Já viu, né? O pensamento que fica é: “Opa, melhor passar longe!”

Mas será mesmo?

Como toda atividade física exercida, é claro que a musculação tem seus benefícios. Você aí, que está receoso em pegar nos pesos, sabe disso. O que te prende, no entanto, é aquele friozinho na barriga de não saber como fazer os exercícios, como manter a motivação, como e quando os resultados vão chegar — e se vão chegar.

Aqui em nosso blog falamos muito sobre rotina. O ritmo diário que impomos a nós mesmos, os seus desafios, os happy-hours, as horinhas investidas na academia, seja na esteira ou naquela aula de yoga.

A musculação, como tudo isso, é uma questão de rotina. Vai um pouco de persistência para que isso aconteça? Vai sim, mas, respondendo a questão acima, é aí que os resultados chegam — e geralmente impressionam!

Por mais que o pensamento comum de quem esteja receoso em entrar na área de musculação seja: “Bom, sempre tem a esteira!”, não é o mais correto. Na verdade, a musculação soma benefícios aeróbicos com circulatórios e cardiovasculares.

Um verdadeiro golpe de saúde, que começa nos seus músculos e se dissipa por todo seu corpo. Agora, as formas com que a musculação faz isso é que são variadas.

Por que fazer musculação? Benefícios que você conhecia (e outros que não conhecia) para te convencer!

#Ganho de massa muscular e tonificação

Talvez você conheça o principal: crescimento e tonificação dos músculos. Realmente, por ser o foco do exercício, é o mais aparente. O estímulo que os pesos exercem rompem nossas fibras musculares, que então são reconstruídas. É nesse processo de reconstrução que mora o aumento de massa muscular.

A tonificação vem como brinde de outro benefício muito conhecido: a queima de gorduras. Após algum tempo de prática, você começa a perder peso. Isso acontece justamente por conta daquele processo descrito acima. A reconstrução das fibras exige muitas calorias do seu corpo, o que ajuda a queimar a gordura e deixar os músculos mais aparentes.

#Força

Todos nós já sabemos que treinando na musculação vamos aumentar nossa força. Isso é básico!

O legal é que os primeiros aumentos de força que você vai experimentar vem justamente de onde você não imagina, do sistema nervoso! No início da prática você já sente essa sensação de que está ficando cada vez mais fácil, e isso porque o seu corpo está aprendendo a executar melhor aquele movimento. Quanto mais variamos os estímulos, mais resultados! 😀

#Previne osteoporose

Ao deixar nossos músculos em forma, protegemos nossos ossos e articulações. Assim, as as chances de fratura e torção são bem menores. Já a osteoporose, doença que provoca perda de massa óssea e causa sua fraqueza, também é uma das vilãs que a musculação combate.

Por causa dos exercícios, os ossos absorvem cálcio. Isso os fortifica e causa um ótimo efeito à longo prazo, que o protegerá da doença no futuro, pois é na velhice que a osteoporose mais se manifesta. Convencido? Bora treinar!

#Melhora o metabolismo

Se não bastasse o up que a musculação exerce nos músculos e ossos, a prática também acelera seu metabolismo. Lembra do processo que descrevemos acima, da reconstrução das fibras musculares e como isso exige calorias? Então! É aí que seu metabolismo começa a melhorar.

Não dissemos lá em cima, mas esse é um dos melhores efeitos da musculação: sua capacidade de agir no corpo mesmo após a prática. Isso porque o tecido muscular (e todo esse processo) exige energia mesmo se estiver parado.

#Tem efeito até na sua mente!

A positividade que a prática da musculação traz não está somente no que se vê, mas também no que se sente. A musculação é o meio que você usa para atingir seus objetivos de corpo e saúde. Ao ver os resultados, sua autoestima só melhora, assim como seu humor e sua disposição.

As experiências do treino, aliado a essa vibe boa, te ajudam a sempre aprimorar seus exercícios, exigir mais de si mesmo e, claro, conhecer mais pessoas. Afinal, na academia, há inúmeras outras pessoas passando (e aproveitando) por tudo isso que você mesmo está passando.

Para muitos, é a hora perfeita para socializar, se divertir e, de quebra, ter aquela dose boa de saúde. E aí, convencido? Então bora treinar!

Se quiser acompanhar mais posts sobre saúde, nutrição e atividades físicas, fique ligado aqui em nosso blog ou mesmo nas atualizações diárias do nosso Facebook! Esperamos por você aqui na Run!

Deixe um comentário