Como fazer a Gestão do Tempo em prol de sua saúde

Como fazer a Gestão do Tempo em prol de sua saúde

Para quem acompanha nossos posts, sabe que a rotina é um tópico importante. Sempre mencionado, sempre requisitado. Ter uma rotina planejada não faz bem só para seu ambiente profissional, mas também faz muito bem para seu pessoal — incluindo seu treino!

Acontece que, para a atividade física compensar e dar os resultados que você espera, você precisa saber encaixá-la no seu dia a dia. Em outras palavras, para qualquer atividade, inclusive as da academia, você precisa de uma boa gestão do tempo.

E quando falamos isso, queremos dizer até mesmo fora do trabalho. Um planejamento que abrace seu dia inteiro e o organize. Por quê? Muitas vezes, é esse o culpado de você pular — ou mesmo deixar de fazer — seus treinos. E, cá pra nós, não é isso que queremos, certo?

Gestão do Tempo: como aplicá-la no meu dia a dia?

Muitos dos que leem esse artigo compartilham da mesma âncora: o trabalho. É ele quem regula nossa hora de acordar e nossos momentos de descanso. É nele que investimos boa parte do nosso tempo. Então, o que nos resta é planejar como utilizar o tempo de sobra.

Por sermos seres sociais, optamos sempre pela ocupação que nos importa. É a que, segundos nossos gostos, mais nos beneficia. Uns preferem um happy hour num dia, um cinema no outro, uma noite em casa no próximo… É assim que nos regulamos.

Fazer sua correta gestão do tempo, portanto, é botar na balança (e no papel, se preferir escrever) quais dessas atividades você mais vai se beneficiar e em quais dias é melhor praticá-las.

Opa, mas espera aí… Em nenhum momento a atividade física entra nos seus planos?

É porque, geralmente, saúde não soa como prioridade. Se não temos uma condição médica que nos faça cuidar do corpo, então por que fazê-lo, certo? Bom, como você deve imaginar, esse pensamento está bem errado.

Tornar a saúde prioridade é um ato de responsabilidade, é a comunhão do seu corpo e da sua mente para que ambos trabalhem em busca do melhor. Não importa se você está nos 20 ou nos 30, saúde deveria ser sempre uma prioridade. Então, se você não começou, que tal começar agora?

Estando de acordo com isso, o resto é puro planejamento. Se você quer manter a agenda escrita ou no celular, a escolha é sua, mas é importante começar a destrinchar sua semana, seus compromissos e seu tempo livre. É assim que você vai fazer a gestão do tempo e encontrar sua horinha ideal para a academia.

Para ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas para auxiliar na montagem do seu planejamento. De itens pontuais até mesmo os que você pode tomar para toda a vida, com certeza aqui você vai achar as melhores formas para fazer a gestão do tempo no seu dia — e encaixar seu treino e sua saúde nele. Vem!

#Liste suas tarefas

Como dissemos antes, use a ferramenta que você mais gosta e que sente que pode confiar. Essa lista nos dá o tamanho da bronca que enfrentaremos no dia e nos deixa mais preparados para isso.

Como primeira ação, serve também para definir prioridades, urgências e pendências. Está devendo para sua saúde? Então coloque na sua lista!

#Mantenha a flexibilidade

Foque no resultado e deixe a âncora do horário em segundo plano. Com o tempo, você vai ver que essa prática leva a um equilíbrio natural de horários — e possivelmente até a uma sobra, que você pode usar na academia ou naquele esperado happy hour!

#Faça as coisas de um jeito diferente

Ser monótono nos prende à zona de conforto. Portanto, inove! Além de encontrar soluções variadas para um mesmo problema (alô, inteligência!), você acaba se motivando ainda mais.

Isso não vale apenas para seu trabalho, mas em qualquer coisa: que tal ir para a academia usando um trajeto diferente? E se for de bike? Viu só? Tem muito detalhezinho (e detalhezão) do seu dia esperando por um toque de inovação.

#Não se esqueça do lazer

E é claro, você ainda vai ter suas horas de descanso e lazer. Já falamos do happy hour, sim, mas você pode considerar uma noite livre como lazer. Um final de semana na praia. Coma uma pizza, beba um vinho. Faça coisas que te alegrem e tirem o peso das costas e o estresse da mente.

Mas nada em exagero, hein!

Viu como é fácil sentar e organizar sua rotina, fazer a gestão do tempo do seu dia a dia de uma forma leve e que coopera com sua saúde? Encaixar uma horinha 2x ou 3x por semana para a academia é possível — e só vai te trazer benefícios. Basta saber que seu corpo é uma prioridade tão grande quanto qualquer outra. Combinado?

Se você é de Florianópolis e se encontra querendo ajeitar a gestão do tempo da sua semana e investir na sua saúde, nós aqui da Run te convidamos a nos visitar! Atendemos com um horário estendido, que coopera com todas as rotinas:

Estamos abertos de segunda à sexta das 6h às 24h. Nos sábados das 9h às 14h. Nos domingos e feriados das 17h às 20h.

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