Vida com menos lixo: o que fazer para adotar este conceito

Vida com menos lixo: o que fazer para adotar este conceito

O lixo é parte da nossa rotina. A herança que deixamos todo dia, para o mundo. Sem pensar muito, até parece pouco, não é? Mas multiplique essa quantidade por todos que o cercam e você chegará em números assustadores. Por exemplo, só em 2013, cada brasileiro produziu uma média de 1kg de lixo.

Saber disso pode assustar. Na verdade, deveria assustar. Nós produzimos muito lixo e reaproveitamos pouco. Apesar das ações sociais, ainda é gritante a diferença entre o que desperdiçamos e o que reciclamos.

Porém, nem tudo é tragédia.

Existem várias maneiras de lidar de forma equilibrada com nosso lixo e procurar viver uma vida mais sustentável. Que tal aprender algumas delas e fazer sua parte pelo mundo?

5 dicas práticas para você evitar a produção de lixo

Menos lixo

1# Tenha um kit de itens reutilizáveis à disposição

Se você quer ter uma vida com menos lixo, que tal começar com as pequenas coisas?

Quantos itens do seu dia a dia não são usados apenas na ocasião para então serem jogados no lixo. Copos, talheres e canudos plásticos são um pequenos exemplo. Lembre-se também dos guardanapos, sacolas de compras e até mesmo os hashis que você usa para comer comida asiática.

A solução é ter sempre à disposição seu próprio kit de itens reutilizáveis. Um paninho para servir de guardanapo, toalha para secar as mãos após usar banheiro, talheres próprios ou mesmo um copo, daqueles de alumínio, por exemplo.

2# Já pensou em fazer compostagem?

A compostagem é basicamente o uso do seu lixo orgânico para fazer adubo. Com isso, é possível cultivar de forma eficiente e saudável sua própria horta de frutos e temperos.

Você só precisa adicionar algumas minhocas no lugarzinho da sua horta. Elas vão auxiliar na decomposição dos restos de vegetais, legumes, frutas e alimentos em geral.

Depois disso, o material se torna um nutriente riquíssimo para adubar todo tipo de plantas.

Assim, você pode ter à mão temperos e frutas fresquinhas. O gosto, é claro, é excelente! Que tal experimentar? Todo mundo pode fazer, seja num potinho plástico ou num canto do seu jardim!

3# Que tal passar na feira e comprar a granel?

Diferente das compras normais, o método a granel não te restringe a tamanhos de embalagens. Em feiras ou mesmo nas seções específicas do supermercado, você consegue encontrar uma variedade imensa de produtos para escolher à vontade.

Sua tarefa é ter em mãos as embalagens adequadas, como sacolas de pano para grãos (como feijão, cereais, castanhas), potes para alimentos em estado úmido ou em pó (farinha, conservas) e garrafas para os líquidos (azeites, molhos, sucos).

Essa atitude pode reduzir de forma drástica seu desperdício e contribuindo para uma vida com menos lixo.

4# Doe!

Uma opção para reduzir seu lixo, e que provavelmente você já deve ter feito, é a doação!

Doar roupas e itens que não são mais utilizados pode fazer um bem danado às pessoas em necessidade — e ainda por cima reduzir o lixo nos aterros sanitários.

Roupas, utensílios domésticos, móveis, eletrodomésticos… Tudo, desde que em bom estado, pode encontrar um lar diferente do seu. Além da dupla boa ação, de reduzir o lixo e ajudar alguém, você fica com a consciência leve.

Quer sensação melhor?

5# Ida consciente ao mercado

Agora, para aqueles que não conseguem evitar a ida ao mercado e comprar itens com embalagens descartáveis, a dica é se conscientizar. Procurar consumir menos, de forma mais equilibrada.

Que tal buscar marcas que promovam a sustentabilidade? E que não maltratem animais? Há vários itens para ficar ligado e, mesmo que indiretamente, todos estão ligados ao desperdícios — e a forma que você o combate.

Um bom jeito de começar é mudando sua cabeça e sua rotina no mercado, não acha?

Então vamos começar!

E se você gostou de aprender dicas sobre uma vida equilibrada, é só continuar ligado nas atualizações do nosso blog. Falamos de lifestyle fitness e também várias dicas sobre assuntos relacionados!

Deixe um comentário