Os benefícios da força do core

Os benefícios da força do core

Muitas vezes associamos a força do core com uma barriga lisa ou o famoso six packs. Embora esses possam ser seus objetivos, existem diversos as outras vantagens trazidas pelo fortalecimento desta musculatura. Ou seja, muito além da aparência, ter o core fortalecido melhora a postura e equilíbrio, reduz dores nas costas e aumenta sua capacidade respiratória. Por isso neste post vamos abordar os benefícios de trabalhar a força do core.

Os benefícios da força do core

O que é o core?

Core é um termo originado do inglês que significa centro, núcleo. Enquanto muitas pessoas pensam que este núcleo consiste apenas na musculatura abdominal. Mas no nosso corpo ele é composto, além dos músculos da região abdominal, a musculatura lombar e pélvica e tendo como finalidade a de manter a estabilidade desta região.

Como a força do core beneficia seu corpo?

. Pense em uma bailarina que usa seu centro de gravidade para manter o equilíbrio enquanto gira. Ela utiliza toda a força que tem no centro do seu corpo para manter o equilíbrio. Por isso, pense no seu core como um espartilho muscular que estabiliza todo o seu corpo, ajudando-o a manter este centro de gravidade. Sendo assim, estando em repouso ou em movimento esta musculatura estará trabalhando constantemente para manter este equilíbrio.

Como muitos dos movimentos do seu corpo se iniciam a partir do core, exercitá-los para aumentar sua força, consequentemente trará uma melhora na postura, um alinhamento da coluna, estabilidade e muito mais. Veja abaixo alguns benefícios em se ter esta musculatura fortalecida.

Alívio das dores nas costas

Quando os músculos do core estão fracos, o risco de dores e lesões nas costas aumentam, porque esta região não tem o suporte adequado para a coluna. Exercícios de fortalecimento do núcleo, como yoga, pilates e musculação, melhoram a mobilidade, aumentam o tônus muscular e contribuem para a redução do desconforto das dores nas costas.

Melhora da postura

Exercícios que fortalecem o core, trabalham todos os músculos do tronco, ajudando-o a manter a postura correta. Ao melhorar a postura, o risco de hérnia e degeneração das vértebras diminui. Além deste, outro benefício ao se melhorar a postura é o de, por consequência, facilitar a respiração. Com o alinhamento da coluna, as vias aéreas ficam abertas, facilitando a inspiração e expiração.

Melhora no desempenho atlético

É dificil encontrar uma atividade física que não demande de força para se conseguir um bom desempenho. Por exemplo, exercícios básicos de pernas e braços envolvem a musculatura central para estabilizar o corpo e gerar mais força durante sua execução. Seu core é o elo entre seus membros inferiores e superiores, ou seja, são essenciais para o desempenho esportivo.

Aprimora o equilíbrio

O desequilíbrio corporal dificulta tanto a estabilidade estática, quanto a estabilidade dinâmica. A força do core aumenta a estabilidade e permite que tanto em todas as atividades realizadas durante o seu dia, você tenha maior equilíbrio corporal.

Segurança nas atividades cotidianas

Abaixar, levantar, carregar caixas e subir um lance de escadas são atividades que demandam a musculatura da região central. E elas estão presentes na nossa rotina. Por serem tão comuns, normalmente a preocupação com estes movimentos é negligenciado. Mas não é por isso que você deve esquecê-los. O core fortalecido diminui a possibilidade de sobrecarga na coluna, quadril e pelve.

Como construir força no core?

Os exercícios para a região do core são diferentes dos programas de treinamento de força que isolam um único grupo muscular. Em vez disso, seu treinamento desafia tantos músculos quanto possível em movimentos integrados e coordenados. Por isso, os movimentos para desenvolver a força do core deve envolver todo o corpo, da cabeça aos pés.

Yoga e pilates são ótimos para trabalhar o centro do seu corpo, porque as posturas visam estes grupos musculares. Por isso, se você está iniciando nessas atividades, não se surpreenda em acordar no dia seguinte com dores na parte inferior do abdomem, assim como nas costas. Essa é a prova de que você está aumentando a força do core e seu corpo está agradecendo por isso.

Existem inúmeras outras atividades que trabalham a força do core como o RPM e o Body Combat. Mas não vamos negar que os clássicos abdominais estão na lista dos exercícios de fortalecimento do core. Acompanhe nosso blog e converse com nosso time para saber mais sobre como fortalecer esta região tão importante para nossa estabilidade corporal.

#sejarunner