Porque o Yoga pode me ajudar a aliviar o estresse?

Porque o Yoga pode me ajudar a aliviar o estresse?

Antes de falar sobre yoga, temos que falar sobre sociedade. A sociedade contemporânea já foi classificada como a Sociedade do Estresse. Somos cobrados a todo momento e em todas as circunstâncias das nossas vidas.

Para algumas pessoas a aquisição de um corpo dito como bonito, passa a ser uma obrigação, para outras a aquisição de um status profissional é um pré-requisito para a felicidade.

Dependendo do nível da nossa autocobrança, tais desejos podem produzir emoções desastrosas.

Mas porquê tomamos decisões assim?

Nosso cérebro primitivo está sempre tentando nos salvar dos perigos do mundo. Isto foi (e é) muito útil por toda nossa evolução, pois são essas emoções irracionais que dão um empurrão, fisiologicamente falando, para que que a gente possa lutar ou fugir dos perigos.

É assim que funciona, a raiva libera energia para que você tenha mais forças para a luta, o medo para que tenha resistência e velocidade para fugir, a alegria para que repita uma experiência prazerosa e assim nossas emoções vão controlando nosso comportamento.

Nas nossas situações de estresse cotidianas, normalmente não temos a opção de lutar nem de fugir, pois são situações onde nos sentimos intimidados por um chefe, por um prazo, por um objetivo ainda não alcançado, enfim, é sempre uma ameaça virtual que inicia a enxurrada química da emoção e não temos como gastar essa “energia” (lutar ou fugir). Por isso esses hormônios vão sendo acumulados durante o dia e com o passar das horas parece que a situação só piora, reagimos mal a outros estímulos, que geram outro feedback negativo, e assim o nível de estresse só vai crescendo.

O acumulo de vários episódios destes durante o dia vai provocando uma bagunça generalizada em toda a química do cérebro.

Com esta química desequilibrada, o nosso cérebro perde muito em eficiência.

A atenção plena entra como o foco principal neste tópico, pois o treino de presença, com controle da respiração, já é comprovado um excelente método para a quebra desse ciclo, provocando um reequilíbrio na química do cérebro, trazendo calma e com isso decisões mais assertivas também.

Te explico como:

Temos que começar lembrando que somos animais, e que a sociedade e todas estas regras foram inventadas por nós para um “melhor” convívio.

Quando vivíamos na natureza, estávamos na maior parte do tempo no presente, atentos aos perigos, procurando por alimentos, procurando parceiros, usávamos a natureza como guia, e como ela muda constantemente estávamos sempre de olho nela também, o que nos mantinha muito mais em contato com o presente.

Com a modernidade nós estamos cada vez menos no presente, estamos sempre preocupados com o futuro ou arrependidos do passado, nunca no presente.

E é justamente esta deficiência de tempo no presente que vem causando este crescente aumento nos casos de ansiedade e depressão.

Pelo Yoga ter como um dos seus pilares o estado de presença, esse treinamento para o nosso cérebro é desenvolvido durante a aula toda. O treinamento cerebral acontece no momento em que o professor te conduz a prestar atenção na respiração, nos movimentos do corpo, nas sensações durante a aula, e com o passar do tempo você será capaz de ativar esse super foco no momento presente aonde estiver, ou seja, em todas as áreas da sua vida, trabalho, estudos, diversão, amigos, relacionamentos…

Com este poder, você tem bem menos liberações desses e hormônios derivados de emoções negativas, proporcionando um bem-estar nítido e duradouro por todo o dia.

Este reequilíbrio químico do cérebro já foi identificado em outras atividades físicas também, mas sempre quando praticadas com o exercício de presença. O Yoga se destaca por há muito tempo já ter como pilar esta prática.

Em outro texto, nós falamos sobre Como o Yoga pode nos trazer alegria… . Sugiro a leitura!

Então quando for pra academia ou realizar a sua atividade física diária, deixe todo o resto para trás, foque só em você, preste atenção ao seu corpo, como ele fica depois de uma série de exercícios? Como o coração reage a um HIIT? O que você sente depois de uma aula de alongamento?

Transforme essa 1h de atividade física em 1h de atenção plena, em atenção a VOCÊ, de cuidado com você, em amor a você!

Afinal não existe separação entre corpo e mente, é tudo uma coisa só!

João Siqueira