Proteína extra constrói mais músculo: mito ou verdade? | Run Fitness Club

Proteína extra constrói mais músculo: mito ou verdade?

Depois da água, a proteína é o componente químico mais abundante no corpo humano. Além de desempenharem um papel vital no nosso organismo, são elas que controlam as reações bioquímicas e auxiliam o sistema imunológico. Fornecem também estrutura e força para as células e tecidos contribuindo para o ganho de massa muscular. Mas você tem certeza que o consumo de proteína extra é necessário? Será que existe uma relação diretamente proporcional entre consumo de proteína e ganho de músculos? Se você não sabe responder essas perguntas, pode deixar que nós te respondemos.

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Qual a função da proteína na construção dos músculos?

Em termos técnicos uma proteína é um tipo especial de molécula que é composta de substâncias conhecidas como aminoácidos. E, dentre seus diversos tipos, cada proteína executa uma função específica no corpo, sendo uma delas a construção dos músculos. A construção de proteínas musculares, os tipos de moléculas de proteínas das quais nossos músculos são feitos, requer uma variedade de aminoácidos, alguns dos quais devem ser obtidos a partir de alimentos.

Portanto, quando você ingere um alimento que contém proteínas, como frango, ovos e laticínios, seu corpo quebra as moléculas destes alimentos nos aminoácidos que são compostos e usa esses aminoácidos para construir suas proteínas musculares. Isso acontece porque quando você se exercita, o corpo demanda mais aminoácidos para reparar as fibras musculares danificadas, e dependendo da atividade feita, aumentá-las para maximizar o seu desempenho.

Mas e ai?! Proteína extra constrói mais músculos?

Verdade ou Mito?

Se você acredita que consumir proteína extra vai te ajudar a construir mais músculos, temos uma notícia para te contar: isso é mito! Você não precisa comer quantidades excessivas de proteína para construir músculos com eficiência.

No estudo publicado pela JAMA Internal Medicine em abril de 2018, em um grupo de 92 homens, foi descoberto pelos pesquisadores que uma dieta com proteína extra não apresentava uma diferença significativa na construção, no desempenho e na função física muscular. Ou seja, a ideia de “uma dieta rica em proteínas” não é a base fundamental para maximizar o crescimento muscular.

Muito pelo contrário, o consumo de proteína extra pode trazer alguns efeitos adversos:

  • Ingerir mais proteína que o necessário, além de não ajudar a construir massa muscular, irá demandar maior atividade de outros sistemas corporais, como uma maior demanda dos rins para “filtrar” a proteína extra;
  • Se você mantém a mesma intensidade de exercícios físicos, fazendo a ingestão de proteína extra, a probabilidade de você aumentar os níveis de gordura no seu corpo, junto com a massa muscular, são relevantes.

Então, como consumir proteínas de maneira eficaz?

De acordo com a pesquisa da McMaster University, sobre dieta de proteína para atletas, o consumo de 1,3 a 1,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal é o adequado para estimular a sua síntese máxima. Porém, quanto maior for a intensidade e a frequência, de atividades físicas, mais será preciso aumentar a proporção de consumo.

Para atletas, ingerir entre 1,6 e 1,8 gramas de proteínas por quilograma de peso corporal pode ser suficiente. Mas doses maiores também podem ser necessárias dependendo de uma ampla variedade de fatores, como:

  • a ingestão de calorias;
  • quantidade de carboidratos consumidos;
  • intensidade e frequência dos exercícios;
  • sexo;
  • idade;
  • entre outros.

Ou seja, o consumo de proteína extra não é o fator que te fará construir mais músculos. Existe todo um conjunto de variáveis que devem ser analisados para se ter o consumo adequado à sua necessidade. Por isso, é importante que você faça um acompanhamento médico e com um nutricionista. Assim você não sai por aí comendo só frango com batata doce, para ganhar aqueles músculos tão sonhados.

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