Respiração: por que prestar mais atenção nela?

Respiração: por que prestar mais atenção nela?

A respiração faz parte do motor do seu corpo: enquanto o oxigênio é um dos combustíveis, a respiração é o processo responsável por transportá-la de fora para dentro. No entanto, há muito tempo as pessoas vêm desaprendendo a forma certa de respirar. Sem conhecer as consequências, acabam prejudicando totalmente a saúde.

Então, que tal aprender um pouco mais sobre a importância da sua respiração?

Como anda sua respiração

Além do oxigênio ser uma substância essencial para que o ser humano possa viver, ele realiza processos químicos dentro do corpo que possibilitam vários acontecimentos (funcionamento do cérebro, por exemplo).

No entanto, por baixo disso tudo, ele ainda desempenha uma função importantíssima na manutenção da saúde. Por isso a respiração é tão crucial: somente executando-a da maneira certa, você consegue aproveitar totalmente o ar que respira e acaba melhorando muitos aspectos do seu corpo.

Sem uma respiração correta, você deixa de levar oxigênio suficiente aos órgãos e pode prejudicar o funcionamento dos pulmões, além de, se feita pela boca, descartar a função filtrante do nariz e permitir que micróbios e germes se alojem dentro de você.

Em outros cenários, relegar a respiração pode custar muito ao seu humor e disposição. Isso porque uma respiração bem executada tem o poder de reduzir estresse.

Então, a dúvida que fica é: como saber se estou respirando errado? E como mudar isso? Pois bem, estamos aqui para te ajudar, então fique conosco até o fim do post!

Como executar corretamente a respiração?

É a rotina, o trabalho, o sedentarismo… Os culpados são muitos, mas a verdade é que, mais e mais, se desaprende a respirar. Veja você mesmo, agora: inspira pela boca e respira pela boca? Inspira pela boca e solta pelo nariz? Ou mantém a forma aprendida na escola: inspirar pelo nariz e respirar pela boca?

Na verdade, o movimento correto de respiração deve envolver seu diafragma. Para saber como é o certo, faça o seguinte: inspire pelo nariz, sinta o ar chegar aos pulmões e, com a mão sobre o abdômen (não peito, mas sim logo abaixo, no topo da barriga) perceba o movimento para cima (se você está deitado, é um movimento vertical do abdômen e se está em pé, é horizontal).

É errado quando não se usa o diafragma, pois então realiza-se a movimentação errada e os pulmões são pressionados no peito, diminuindo sua capacidade. Parece pouco, mas multiplique isso por uma constância diária, semanal ou mensal e tente calcular o prejuízo.

(Dica: é enorme).

E como prestar mais atenção na respiração?

Se você está executando-a de forma errada, comece aos poucos. Nem sempre reeducar a mecânica corporal é assim, num piscar de olhos. Portanto, basta ter foco e ir, progressivamente, treinando sua evolução.

Por isso, fique numa posição bem confortável, inspire profundamente pelo nariz e faça o processo que explicamos acima. Se sentir um desconforto, massageie seu abdômen ou umbigo e repita o processo.

Dedique alguns minutos diários nessa prática, então treine em outros ambientes (sentado na cadeira do trabalho, em pé no elevador, etc…) e vá em busca da melhor forma de respirar!

Existem exercícios que ajudam a manter uma respiração correta?

Para aqueles que querem unir o útil ao agradável, a boa notícia é que, sim, existem exercícios físicos que colaboram para uma respiração bem feita.

De forma prática, qualquer exercício físico exige uma boa respiração para que o movimento seja feito corretamente. Na musculação, por exemplo, uma boa parcela do sucesso de um movimento vêm da respiração bem executada. Portanto, se for sua praia, bora para a academia!

Já para os que curtem se movimentar muito, exercícios aeróbicos como natação ou corrida são ótimos! Essas atividades desafiam seus músculos respiratórios a trabalharem da melhor forma para manter (ou aumentar) o ritmo — e isso pode melhorar consideravelmente tanto sua capacidade pulmonar, quanto sua respiração.

Já para os que buscam equilíbrio entre mente e corpo, e um ambiente calmo, o yoga pode ser a solução perfeita. Composto por uma série de movimentos, é uma prática que depende totalmente de uma respiração correta para que as poses sejam mantidas (além de ser ótimo para melhorar humor e reduzir o estresse).

De qualquer forma, o que importa é saber que não tem problema olhar um pouco para o próprio nariz: afinal, é da sua saúde que estamos falando. Portanto, fique atento a sua respiração, viu?

E se você gostou dessas dicas, é só acompanhar as atualizações semanais do blog para mais! Se quiser ler outros artigos relacionados a vida equilibrada e lifestyle fitness, leia os outros posts!

E então, como foi aprender que dá sim para substituir o sal e o açúcar e adotar uma alimentação saudável? Legal, não é? Então bora anotar as dicas! Para mais dicas e artigos úteis para sua saúde, rotina e lifestyle equilibrado, fique ligado em nosso blog!

Deixe um comentário