Tudo o que você precisa saber sobre mindfulness | Run Fitness Club

Tudo o que você precisa saber sobre mindfulness

Por isso, vamos te explicar neste post sua origem, benefícios e te dar alguns exemplos para que você mantenha sua atenção no aqui e agora.

Run Fitness Club - Tudo o que você precisa saber sobre mindfulness

O mindfulness é uma meditação que tem como objetivo trazer sua mente para concentrar-se no momento presente. É um processo psicológico em que o praticante busca trazer sua atenção para o que está acontecendo dentro dele, além de estar atento também ao que está acontecendo ao seu redor. Porém sempre focando em observar seus pensamentos e sentimentos sem julgá-los.

Além disso, uma das grandes vantagens da atenção plena é que pode ser praticada em qualquer lugar e momento. Isso porque o mindfulness é a arte de focar no controle seu foco. Por isso que, a partir do momento em que você domina esta arte, sua vida se torna mais suave e leve.

Os benefícios do mindfulness

Quando vamos falar sobre os benefícios do mindfulness, podemos citar uma lista grande. Dentre as tantas vantagens, vamos destacar as que têm diversas comprovações científicas:

  • Contribui na redução do estresse;
  • Permite o aumento do seu foco;
  • Ajuda a ter um bom sono;
  • Melhora seu desempenho;
  • Diminui sua reatividade emocional;
  • Ajuda a regular a pressão arterial;
  • Ajuda a superar sua ansiedade;
  • Auxilia na superação de vícios.

Este são apenas alguns benefícios provenientes da prática do mindfulness. Ou seja, suas vantagens vão de corpo a mente.

O melhor momento para praticar a atenção plena

A atenção plena é uma forma de meditação. Quando se fala sobre “meditação”, as pessoas têm uma percepção geral de que a melhor hora para sua prática é pela manhã. Além disso, eles sentem que, enquanto meditam, são obrigados a sentar-se em um lugar tranquilo, com as pernas cruzadas, fechar os olhos, colocar as mãos nos joelhos, respirar fundo e se concentrar. Bem, se você puder fazer isso todas as manhãs, já desfruta de um ótimo hábito, mas que não são requisitos obrigatórios para praticar o mindfulness.

O mindfulness pode ser praticado em qualquer hora e lugar. Você pode começar sua prática enquanto está trabalhando, comendo, tomando banho, dançando, cantando ou fazendo qualquer outra atividade. Simplesmente, sente-se em uma posição confortável, assegure-se que sua coluna esteja reta. Se você está sentado em uma cadeira, então as costas devem estar retas e os pés devem estar apoiados no chão. Enquanto estiver sentado no chão, se precisar de apoio nas costas, você pode utilizar um travesseiro. Depois de escolher sua posição confortável, respire e concentre-se.

Exemplos de exercícios de mindfulness

Exercícios de respiração

Inspire pelo nariz e expire pela boca. Este deve ser um movimento lento e, ao fazê-lo, concentre-se apenas em suas respirações.

Escaneamento corporal

Apenas observe as sensações em seu corpo trazendo sua consciência a cada parte do corpo, uma por uma, de cima para baixo.

Visualização

Um exercício poderoso em que você precisa visualizar um objeto, digamos a luz, fluindo em seu corpo como fluido, trazendo calor e calma.

Bondade Amorosa

Imagine pessoas em sua vida que amam você, uma por uma, respirando com os sentimentos de amor e bondade. Então, imagine-se como a fonte de amor e bondade para as pessoas e coisas que você deseja.

Exercício de Observação

Escolha um objeto natural do seu entorno e observe-o cuidadosamente. Pode ser uma flor, um inseto, uma vela ou qualquer outra coisa. Observe o máximo possível de cerca de 2 minutos.

Exercício de Audição

Ouça música e tente identificar como essa música faz você se sentir.

Ou seja, a atenção plena é uma forma de se reconectar-se. Isso te ajuda a entender o que um determinado pensamento ou coisas fazem para você e como isso faz você se sentir. Portanto, pratique o mindfulness e torne-o um novo hábito dentro da sua rotina, e vivencie novas experiências.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades!

Open chat
1
Seja bem-vindo, podemos ajudar?