Modalidade

Hatha Yoga

Hatha Yoga

YOGA é uma aula onde se trabalha posturas (ásanas), técnicas de respiração (pranayama), alinhamento e alongamentos que levam o aluno a perceber a melhor forma de concentrar no seu corpo. A prática é dividida em duas partes:

*Corporal: trabalha sequências e ajustes que levam o praticante a ter um conforto físico, maior concentração sobre sua força e fortalecimento dos músculos, articulações e sistemas corporais.

*Espiritual: percepção de si e de suas relações, maior fluxo energético no corpo, sensação de pertencimento, conforto emocional, condução intuitiva, foco, disciplina, concentração e ancoramento de valores pessoais.

Juntamente com a MEDITAÇÃO, o Yoga pode ter seus benefícios potencializados.

É uma técnica milenar, desenvolvida na Índia e que traz diversos benefícios para viver melhor nos dias de hoje.

YOGA é uma aula de 55 minutos composta por alongamento, soltura muscular e articular, técnicas respiratórias, posturas e transições com movimentos de abertura do quadril, torção, estabilização, equilíbrio, fortalecimento abdominal, extensões, flexões, invertidas e relaxamento. A aula é dividida em três partes: alongamentos, trabalho com posturas e respirações, relaxamento. Durante as aulas a filosofia do yoga também é trabalhada explorando a grandiosidade desta prática no dia a dia do aluno.

Alongamento: A intenção é soltar os músculos rígidos e aquecer as articulações para a prática. Neste momento, o professor conduz o aluno à sua autopercepção.

Respiração: As técnicas respiratórias ajudam o aluno a se concentrar mais e trazer ainda mais energia para dentro do corpo através das partículas de ar, também conhecida como prana – energia vital.

Posturas e transições: Também chamados de ásanas e flow, as posturas e transições trabalham cada uma com um foco direcionado à uma qualidade e/ou região do corpo. Neste momento, o professor conduz para que a energia da sala, aumentando a frequência e os batimentos cardíacos dos alunos.

Relaxamento: Este é um dos momentos mais importantes da aula, onde o aluno condensa tudo o que foi aprendido no seu corpo-mente-espírito e pode relaxar as tensões e sentir os benefícios da prática. Dessa forma o aluno é conduzido à uma sensação de paz, bem-estar e pertencimento.

 

O aluno que quer praticar yoga deve se lembrar de usar roupas confortáveis que não limitem os movimentos e levar sempre uma garrafinha de água, toalha para os olhos (para o relaxamento), sem sapatos.

É interessante que o aluno busque ter seu tapetinho de prática e que a frequência de participação seja de, pelo menos, duas vezes na semana. Aula para todos os níveis de prática.