Modalidade

Running Class

A corrida como todos os esportes pode ser aperfeiçoada com o treinamento, até pessoas leigas podem fazer e fazem esse tipo de prática esportiva, mesmo sem grandes conhecimentos sobre o assunto. O que poucas pessoas sabem é que com a mesma facilidade em que o corpo responde aos estímulos ele faz sua adaptação, logo, se você é um indivíduo que corre todos os dias na mesma velocidade, provavelmente seu corpo está adaptado e não está tendo estímulos fisiológicos e mecânicos adequados para melhora do condicionamento, entretanto para a saúde está sendo o suficiente para prevenir doenças cardíacas e metabólicas.

Depois dessa dica, seria fácil mudarmos nossa corrida e simplesmente correr mais rápido, mas se fosse fácil nos tornaríamos recordistas na maratona em pouco tempo. Portanto falta informação e acompanhamento para as pessoas em geral que gostam de correr e praticar atividade física, um professor que possa estruturar planejar cada aula, com informações corretas e coerentes, realizando cada aula com diferentes estímulos e entender as limitações motoras e genéticas de cada indivíduo, além de conhecer os princípios do treinamento de corrida. (MARTINS,2009)

“O que a Running Class traz para o aluno é a informação necessária para a melhora da sua qualidade de vida e saúde, seja ela física, mental ou social através da corrida”.

  1. O que é Running Class?

Running Class é uma aula relacionada a corrida, ela acontece outdoor onde se trabalha os princípios da corrida e seus aspectos fisiológicos como a técnica de corrida, respiração, ritmo, coordenação mentalização e métodos de treinamento. Além de poder ter o acompanhamento de um professor que estuda e tem pratica na área, onde pode tirar dúvidas sobre a importância de usar um tênis correto, ensinar o movimento dos membros durante a corrida, porque se deve realizar trabalhos de força e flexibilidade para melhora da mecânica da corrida e a diferença entre a corrida da esteira e a corrida fora dela, outdoor.

  1. Qual a Metodologia?

É uma aula sistemática e descontraída onde os alunos trabalham aspectos relacionados a corrida, como saltos, força geral e especifica, postura, coordenação motora, mecânica da corrida e sistemas energéticos, anaeróbio e aeróbio.

  1. Como funciona a aula?

A aula é aberta para todo o público desde ao aluno que nunca fez algum treino de corrida em sua vida até o mais avançado. As aulas seguem um planejamento estruturado e organizado com um objetivo, desde o condicionamento físico ou performance para uma corrida de rua.

Geralmente os encontros acontecem na academia as 18h45min onde o grupo se reúne e vamos até o local da prática, normalmente a pista da UFSC. Lá iniciamos com um aquecimento, cada aula é feita um aquecimento diferente, já que alguns correm na rua ou na academia e nunca realizam o aquecimento, então o primeiro passo é informar e mostrar na prática como o aquecimento é fundamental antes da corrida mesmo que seja ao ar livre.

Após é feito os educativos de corrida, onde é explicado a mecânica da corrida como deve ser realizado os movimentos dos pés, joelho, quadril tronco e braços, para assim uma melhor postura na performance da corrida. Os educativos variam e são específicos para a corrida ou melhora da coordenação motora.

Depois é feito a parte principal da aula, que pode variar. Um treino intervalado ou de repetição, continuo ou funcional.

Na parte final realizamos um alongamento com feedback da aula para saber como os alunos estão e se sentiram durante o treino.

O feedback dos alunos é essencial para o planejamento e estrutura da aula. Assim os alunos conseguem evoluir sem algum risco de lesão ou desmotivação.

A aula dura em torno de 1h com 30min de deslocamento até o local e de volta para a academia.

  1. Benefícios da aula

A expansão do volume plasmático já pode ser observada algumas horas após o exercício en todo o corpo e permanece elevado com treinamento físico regular  O aumento no volume de sangue e das células vermelhas, aumenta a capacidade total de transporte de oxigênio, já ocorendo após algumas semanas de treinamento. Meses de treinamento podem resultar em hipertrofia excêntrica cardíaca (hipertrofia ventricular) e complacência ventricular moderadamente melhorada, possivelmente facilitando maior volume diastólico final

A frequência cardíaca máxima (FC) geralmente não é afetada pelo treinamento físico, porém a FC mínima tem efeitos de redução crônico com o treinamento físico. Adaptações músculos esqueléticos potencialmente contribui para extração de O2 e capacidade de capilarização (formação de novos capilares). Estes são claramente observados nas primeiras semanas de treinamento, melhorias de VO2max são essencialmente determinadas por aumentos na sístole ventricular, juntamente com a capacidade de transporte de oxigênio relativamente conservada do sangue.

O treinamento aérobio apresenta efeitos na melhora da aptidão e capacidades físicas e, apresenta resultados importantes para a qualidade de vida, saúde (física, mental e social) e aumento da atividade física. A melhora do VO2máx sustenta a importância da prática do exercicío físico no dia a dia, diminuindo as taxas de mortalidade e aumento da longevidade com qualidade de vida e independência motora.

As aulas de ruuning class tem como objetivo alcançar a melhora da aptidão relacionada a saúde e ao desempenho, visando uma melhora significativa interpessoal e intrapessoal, buscando passar os conceitos relacionados ao esporte e a melhora da sua saúde. (Lundby C, 2017)

  1. Quais restrições e orientação para segurança.

Algumas restrições são importantes, como doenças cardíacas e respiratórias ou diabetes, os alunos devem informar ao professor, pois algumas aulas podem aumentar a FC ou serem muito intensas fazendo com que o aluno possa passar ter uma crise ou se sentir inapto a prática.

Água, toalha, roupas e tênis confortáveis são ideais e necessários em todas as sessões das aulas para uma melhor prática e conforto.

Bibliografia

Lundby C, M. D.. Biology of VO2 max: looking under the physiology lamp. Acta Physiol (Oxf) 2017 Jun;220(2):218-228.

Martins, H. C. (2009). Treinamento de Corrida Guia completo do iniciante ao avançado. São Paulo: Editorama.